Mundo

Vulcão Telica entra em erupção na Nicarágua

O vulcão ficou durante mais de três meses em atividade eruptiva, até julho, e desmoronamentos nas paredes obstruíram a cratera


	Vulcão Telica em erupção, em Nicarágua: o vento provocou a queda de cinza em comunidades
 (Reprodução/Twitter/La Prensa Nicaragua)

Vulcão Telica em erupção, em Nicarágua: o vento provocou a queda de cinza em comunidades (Reprodução/Twitter/La Prensa Nicaragua)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2015 às 16h03.

Manágua - O vulcão Telica, na Nicarágua, entrou em erupção nesta quarta-feira com explosões acompanhadas de cinzas e gases que se expandiram em direção às regiões nordeste do departamento de León e oeste de Chinandega, segundo o Sistema Nacional para a Prevenção, Mitigação e Atenção a Desastres (Sinapred).

A primeira explosão lançou cinzas a cerca de 400 metros de altura às 8h locais (11h em Brasília), e acompanhada de outras explosões continuou a expelir cinza e gases até as 8h34 locais (11h34 em Brasília), apontou o codiretor do Sinapred, Guillermo González, em coletiva de imprensa.

Segundo ele, o vento provocou a queda de cinza em comunidades de Quezalguaque, Posoltega, e em menor quantidade nos municípios de Chichigalpa e de Chinandega.

González informou que imediatamente após a explosão foi ativada a intensificação do monitoramento do Instituto Nicaraguense de Estudos Territoriais (Ineter), do comitê departamental de León (noroeste) e dos comitês municipais das cidades vizinhas ao Telica.

Segundo os especialistas do Ineter, o incidente possivelmente corresponde a uma obstrução da cratera, como consequência da "crise do Telica".

O vulcão ficou durante mais de três meses em atividade eruptiva, até meados de julho, e desmoronamentos nas paredes obstruíram a cratera.

"Os técnicos e cientistas do Ineter consideram que isso tem a ver com a obstrução da cratera. No entanto, estão indo ao vulcão para conhecer 'in situ' que outras características tem o fenômeno", expressou González.

Os habitantes do município de León usaram as redes sociais na manhã desta quarta-feira para avisar sobre a explosão do vulcão situado no noroeste do país, antes mesmo das fontes oficiais. As autoridades não reportaram afetados pela atividade vulcânica. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDesastres naturaisMeio ambienteNicaráguaVulcões

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo