Vongfong se afasta do Japão após deixar 2 mortos
O tufão se afastou do nordeste do Japão após deixar dois mortos, um desaparecido e quase 100 feridos
Da Redação
Publicado em 14 de outubro de 2014 às 11h10.
Tóquio - O tufão se afastou nesta terça-feira do nordeste do Japão após deixar dois mortos, um desaparecido e quase 100 feridos em 22 cidades desde sua chegada ao sul do país no último domingo.
Depois de cruzar grande parte do território japonês, já rebaixado à categoria de tempestade tropical forte, o Vongfong partiu em direção ao oceano Pacífico a uma velocidade de 75 km/h por volta de 22h (de Brasília), informou a Agência Meteorológica local (JMA) em seu site na internet.
O tufão chegou ao Japão pela ilha de Kyushu, a segunda mais povoada do país, às 20h30 (de Brasília), segundo a JMA, que declarou estado de alerta para fortes chuvas , inundações e deslizamentos de terra.
Os acidentes causados pelos ventos de 108 km/h, as chuvas e as ondas de mais de oito metros deixaram dois mortos, um desaparecido e 94 feridos, informou hoje a rede de TV estatal "NHK".
Dois idosos, de 72 e 90 anos, morreram afogados após serem arrastados pelas fortes chuvas nas províncias de Tottori e Ehime.
Além disso, um chinês segue desaparecido desde domingo depois de ser arrastado pelas fortes ondas junto a outras duas pessoas, que já foram resgatadas, em um porto do centro do Japão.
As autoridades emitiram hoje uma recomendação de evacuação para cerca de 500 mil habitantes em várias províncias do norte.
O fenômeno climático também deixou 6.319 casas em nove cidades sem luz na manhã de hoje. Outros 50 imóveis foram destruídos total ou parcialmente, além de 200 residências terem sido inundadas.
Cerca de 80 voos, a maioria deles nacionais e que tinham como origem o aeroporto de Tóquio, foram cancelados ontem. Várias linhas do trem de alta velocidade "Shinkansen" também foram interrompidas. A situação na região metropolitana da capital japonesa voltou à normalidade hoje, mas com registro de atrasos.
O tufão não causou problemas na usina nuclear de Fukushima, no norte do Japão, depois que a operadora Tokyo Eletric Power (TEPCO) anunciou ontem reforço nas medidas de segurança para evitar inundações causadas pelas chuvas.
O Vongfong é o 19º tufão da temporada no Pacífico e passou pelo Japão menos apenas uma semana depois de o Phanfone ter castigado a ilha, deixando nove mortos e três desaparecidos.
Em abril de 2012, por volta das 6h da manhã, uma avalanche destruiu uma das mais importantes sedes militares paquistanesas em Gayari perto da disputada geleira Siachen, matando 135 pessoas. Depois foi a vez das enchentes ceifarem mais vidas: 480 no total, entre agosto e outubro.
Em julho de 2012, a Coreia do Norte enfrentou o que as autoridades chamaram de as piores enchentes em um século da história do país. A enxurrada deixou construções debaixo d´água e interrompeu o fornecimento de energia elétrica. Pior, as enchentes ocorreram logo depois de um período de seca na região, comprometendo ainda mais o fornecimento de alimento na região.