Exame Logo

Volta ao mundo em 15 imagens da última semana - 13/02

Uma descoberta científica histórica que pode mudar a visão do Universo e novas informações sobre o zika vírus estão entre os assuntos que marcaram a semana

Fatos e fotos (REUTERS/ Ueslei Marcelino)

Vanessa Barbosa

Publicado em 13 de fevereiro de 2016 às 06h20.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h20.

São Paulo - O vírus zika continua a alarmar o mundo, atingindo mais países com o passar dos dias. No começo da semana, a China, nação mais populosa do mundo, confirmou seu primeiro caso da doença em um homem, que viajou recentemente à América do Sul. E a epidemia também faz vítimas fatais. Só nesta semana, ao menos três pessoas morreram na Venezuela devido à complicações relacionadas ao vírus e pelo menos 60 pessoas pessoas foram hospitalizadas com sintomas relacionados ao zika.  Autoridades da saúde e da ciência em todo o mundo correm contra o relógio para entender mais sobre o vírus e buscar soluções. Um grupo de pesquisadores de Liubliana, capital da Eslovênia, anunciou que conseguiu provar a relação entre o vírus do zika e a microcefalia, ao analisarem o caso de uma grávida eslovena que foi infectada durante uma estadia no Brasil. Na sexta (12), a Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que uma vacina para o vírus não vai estar disponível para ensaios clínicos antes dos próximos 18 meses. Por isso, o órgão recomenda que as mulheres grávidas evitem áreas afetadas pelo mosquito e protejam bem o corpo.  Clique nas imagens e veja outros fatos que marcaram a semana.
  • 2. Grécia

    2 /15(REUTERS/Alkis Konstantinidis)

  • Veja também

    Centenas de agricultores saíram às ruas da Grécia em protesto contra um novo plano de reforma da previdência proposto pelo governo do país. Houve embates com a polícia e conflitos violentos.
  • 3. China

    3 /15(REUTERS/Sheng Li TPX)

  • Milhares de pessoas na China e em outros países da Ásia se despediram na segunda-feira (8) do ano da cabra para dar as boas-vindas ao ano novo lunar do macaco. A celebração do Ano Novo Chinês lotou as ruas de desfiles, feiras, espetáculos cênicos e danças folclóricas cheias de cor e energia.
  • 4. Estados Unidos

    4 /15(Henze/NASA)

    Cientistas anunciaram nesta semana a detecção de ondas gravitacionais. O fenômeno havia sido previsto pelo físico Albert Einstein na sua Teoria da Relatividade Geral, há mais de um século. A descoberta abre um novo capítulo para a exploração do cosmos.
  • 5. Israel

    5 /15(REUTERS/Marc Israel Sellem/Pool)

    Em um passeio ao longo da fronteira com a Jordânia na terça-feira (9), o primeiro ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, anunciou intenções de construir uma cerca em torno de todo o país para protegê-lo das "bestas selvagens". Por "bestas", o premiê israelense se refere aos palestinos e árabes de países vizinhos.
  • 6. Estados Unidos

    6 /15(Rick Wilking/Reuters)

    O pré-candidato republicano Donald Trump e o democrata Bernie Sanders ganharam na terça-feira (9) as primárias de New Hampshire, uma etapa importante da corrida eleitoral norte-americana para a escolha do presidente dos Estados Unidos. Trump ficou com 34% dos votos dos republicanos, mais do que o dobro do pré-candidato John Kasich, governador de Ohio, que alcançou 16%. Pelo lado democrata, o senador Bernie Sanders ganhou 60% dos votos, enquanto a ex-secretária de Estado Hillary Clinton ficou com 39%.
  • 7. Japão

    7 /15(Toru Hanai / Reuters)

    Quase cinco anos depois do acidente nuclear da central japonesa de Fukushima, o complexo processo de desmantelamento da usina chegou a "10%", anunciou nesta semana o principal responsável, Akira Ono. Falta a parte mais difícil: retirar as barras de combustível gasto e fundido dos três citados reatores, algo que até o momento nunca foi realizado nestas condições.
  • 8. México

    8 /15(Alessandro Di Meo / Reuters)

    O papa Francisco iniciou na sexta-feira (12) viagem ao México, que vai até quinta-feira, antecedida de uma escala em Havana para um encontro histórico com o patriarca ortodoxo russo Kiril. A programação da viagem, como tem sido habitual, prevê encontros com famílias, jovens, religiosos e autoridades.
  • 9. Estados Unidos

    9 /15(REUTERS/Mary Altaffer/Pool)

    Um júri do Brooklyn, em Nova York, nos Estados Unidos, considerou culpado na quinta-feira o agente de polícia Peter Liang acusado de homicídio imprudente pela morte de um jovem negro em novembro de 2014, um episódio que contribuiu para trazer à tona o debate sobre a violência policial contra as minorias nos Estados Unidos. Liang pode enfrentar até 15 anos de prisão pelo assassinato de Akai Gurley, de 28 anos
  • 10. Síria

    10 /15(Christof Stache / AFP)

    Os EUA e a Rússia entraram em acordo na quinta-feira (11) para estabelecer o fim das hostilidades no prazo de uma semana na Síria, assim como para intensificar o envio de ajuda humanitária na nação árabe. Mas o vice-presidente da opositora Comissão Suprema para as Negociações (CSN), George Sabra, afirmou que a oposição síria rejeita falar de um cessar-fogo até que haja primeiro um diálogo e uma transição política no país árabe.
  • 11. Índia

    11 /15(Daniel Acker/Bloomberg News)

    O cientista indiano Rajendra Kumar Pachauri, Prêmio Nobel da Paz em 2007, pediu nesta semana afastamento temporário do cargo de reitor da Universidade TERI, em Nova Délhi, após um novo caso de assédio sexual ser divulgado.
  • 12. Coreia do Norte

    12 /15(Seokyong Lee/Bloomberg News)

    A Coreia do Norte ordenou nesta semana que todos os sul-coreanos abandonem imediatamente o parque industrial conjunto de Kaesong, e anunciou que irá confiscar todo o material deixado no complexo e chamou de "declaração de guerra" a decisão de Seul de fechar o local.
  • 13. Estados Unidos - Coreia do Sul

    13 /15(U.S. Navy / Wikicommons)

    Nesta semana, os Estados Unidos enviaram um submarino de propulsão nuclear para a Coreia do Sul, em resposta ao recente lançamento de um míssil pela Coreia do Norte. O submarino, cuja velocidade é de 46 quilômetros por hora, tem capacidade para transportar mísseis de cruzeiro Tomahawk e até 48 torpedos.
  • 14. Inglaterra

    14 /15(REUTERS/Toby Melville)

    Depois de quase 40 anos sem greve, os médicos residentes da Inglaterra iniciaram na quarta-feira a segunda paralisação em um mês, em uma disputa com o governo conservador. Os médicos residentes - formados há pouco tempo e sem consultório próprio - oferecem apenas atendimento de emergência, em uma greve de 24 horas em protesto por suas condições de trabalho. .
  • 15. Alemanha

    15 /15(REUTERS/Michael Dalder)

    Pelo menos dez pessoas morreram e mais de cem ficaram feridas no choque frontal de dois trens no sul da Alemanha, na terça-feira (9) no pior acidente ferroviário do país dos últimos cinco anos e o mais grave no estado federado da Baviera desde 1975.
  • Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDoençasEstados Unidos (EUA)EuropaFotografiaPaíses ricosZika

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mundo

    Mais na Exame