Volta ao mundo em 15 imagens da última semana - 11/06
Do momento histórico de Hillary Clinton nos EUA até a crise enfrentada pelo governo francês, veja as fotos e fatos que marcaram a semana
Gabriela Ruic
Publicado em 11 de junho de 2016 às 07h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h13.
São Paulo – Nos Estados Unidos, a semana foi marcada por um fato histórico: pela primeira vez em 240 anos, o país tem uma mulher como a possível candidata oficial de um partido para disputar a presidência . Essa mulher é Hillary Clinton, que conseguiu assegurar o número necessário de delegados para obter a nomeação democrata durante a convenção nacional do partido no final de julho. As primárias recentes levaram Hillary ao chamado “número mágico” de 2.383 delegados, incluindo os 571 superdelegados que já manifestaram apoio para sua candidatura. Essas figuras, no entanto, votam apenas no evento oficial e podem mudar de posição até lá, mas as chances de isso acontecer são remotas. Na França, o governo enfrenta uma série de crises, com protestos e greves de funcionários públicos. Às vésperas do início do torneio de futebol Euro 2016, as ruas de Paris estavam cobertas de lixo. Nos países árabes, foi dado início ao mês do Ramadã, período no qual os muçulmanos devem jejuar durante todo o dia. Acompanhe nas imagens os fatos e fotos que marcaram a semana.
Uma pilha de lixo é vista do lado de fora de um restaurante em Paris, na França . O país é sede nos próximos dias do torneio de futebol Euro 2016 e luta contra uma série de crises políticas que se instauraram no governo. Diversos setores do funcionalismo público estão em greve e há protestos por todo o país.
Homens são fotografados cruzando o rio que faz fronteira entre as cidades de Puerto Santander, na Colômbia, e Boca del Grita, na Venezuela . Venezuelanos tem realizado a travessia com frequência para comprar mantimentos no país vizinho, uma vez que uma profunda crise econômica tem afetado diversos setores da economia venezuelana, causando a escassez de itens essenciais.
Soldados da Coreia do Sul são fotografados em clima de animação durante a apresentação de um grupo feminino de “k-pop”, como é chamada a música pop produzida no país. O espetáculo foi realizado em uma base próxima da zona desmilitarizada na fronteira com a Coreia do Norte. Os dois países estão com as relações ainda mais estremecidas desde o início do ano, depois da realização de testes nucleares do regime do norte.
Imagem mostra o momento em que muçulmanos em Jacarta , na Indonésia, estavam rezando. O mundo árabe comemora neste mês o Ramadã, período no qual se faz jejum durante todo o dia como forma de renovar a sua fé.
Imagem retirada de um vídeo postado pelo presidente Barack Obama nas redes sociais nesta semana e no qual ele manifestou publicamente o seu apoio a Hillary Clinton. O anúncio veio depois de a pré-candidata ter atingido o número necessário para garantir a nomeação democrata para disputar as eleições presidenciais em novembro.
Manifestantes são atingidos por um canhão d’água durante protestos por melhorias na educação na cidade de Valparaíso, Chile .
Pessoas se reúnem no local onde momentos antes um atentado terrorista ocorreu em Bagdá. Um carro-bomba foi detonado na região sudoeste da cidade, deixando ao menos 19 mortos e 62 feridos. O ato foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI).
Em Ottawa, no Canadá , uma parte de uma rua desabou, abrindo uma cratera no centro da cidade. O evento fez com que fosse necessário evacuar os estabelecimentos localizados na região. Suspeita-se que o buraco tenha aberto por conta da ruptura de um cano de água.
O senador de Vermont Bernie Sanders caminha ao lado do presidente dos EUA Barack Obama após encontro na Casa Branca. O pré-candidato à presidência do país pelos democratas esteve com Obama para debater a estratégia de contenção de Donald Trump, o possível candidato pelos republicanos e o apoio à candidatura de Hillary.
Mulher enxuga as lágrimas de um soldado turco durante o funeral de um policial morto em um ataque terrorista em uma mesquita de Istambul. O ato foi reivindicado por um grupo radical ligado ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) e deixou ao menos 11 mortos.
O líder do partido socialista (PSOE) Pedro Sanchez é fotografado durante evento que marcou o início de sua campanha pelas eleições gerais da Espanha que acontecem no final de junho. Essa é a segunda vez que os partidos do país tentam entrar em um acordo para formar um governo desde dezembro do ano passado.
Refugiados da Costa do Marfim são fotografados em embarcação da Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) no rio Cavally, que faz fronteira com a Costa do Marfim.
Imagem captura o momento em que um tigre boceja ao lado de um porquinho no zoológico de Sriracha, província de Chonburi, na Tailândia.
Um artista coloca a cabeça dentro da boca de um crocodilo durante um espetáculo no zoológico de Sriracha, na província de Chonburi, Tailândia.
Mais lidas
Mais de Mundo
Drone ucraniano atinge prédio de 37 andares na Rússia; veja vídeoSobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na AlemanhaVolkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na AlemanhaPandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD