Volta ao mundo em 15 imagens da última semana - 05/12
Acompanhe nesta galeria as fotos e fatos que marcaram a semana
Gabriela Ruic
Publicado em 5 de dezembro de 2015 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h24.
São Paulo – A semana terminou com a notícia de mais um tiroteio em massa nos Estados Unidos . Em San Bernardino, Califórnia, o casal Syed Rizwan Farook e Tashfeen Malik abriu fogo contra uma multidão em uma festa de confraternização e mataram 14 pessoas e ferindo outras 21. O episódio se tornou o 355º tiroteio em massa a acontecer no país apenas em 2015 e é o pior massacre registrado nos EUA desde 2012, quando um jovem de 20 anos matou 26 pessoas na escola Sandy Hook (Connecticut). As motivações da dupla seguem em investigação, mas suspeita-se que eles tenham jurado lealdade aos extremistas do Estado Islâmico ( EI ). Enquanto isso, na Europa, governos se mobilizam na batalha contra o grupo. O Reino Unido aprovou e imediatamente iniciou bombardeios aéreos em posições do EI e a Alemanha autorizou que o país participe da intervenção militar na Síria. Acompanhe nesta galeria as fotos e fatos que marcaram a semana.
Uma aeronave da Força Aérea Real (RAF) é inspecionada no Chipre após retornar de uma missão. Nesta semana, o parlamento britânico autorizou ataques em posições do grupo na Síria. Momentos depois, aviões da RAF bombardearam campos de petróleo que estariam em controle do EI.
A chanceler alemã Angela Merkel é fotografada durante votação no parlamento do país sobre a possibilidade de a Alemanha fornecer ajuda militar no combate ao Estado Islâmico na Síria. A missão foi aprovada e o país irá contribuir com aviões e pessoal.
Foto mostra militantes do braço da rede Al Qaeda na região, a Frente Al Nusra . Nesta semana, o grupo participou de uma troca de prisioneiros com o governo libanês. O grupo extremista aceitou libertar soldados libaneses que haviam sido sequestrados em troca de radicais que estavam presos no Líbano. Uma das pessoas que ganhou a liberdade é a ex-mulher de Abu Bakr Al-Baghdadi, o líder do Estado Islâmico (EI).
O presidente dos EUA Barack Obama e o presidente da França François Hollande deixam homenagens na casa de shows Bataclan para as vítimas dos atentados em Paris . Na ocasião, militantes do Estado Islâmico realizaram uma onda de ataques em diferentes pontos da capital francesa e mataram mais de cem pessoas. Desde então, a França e outras potências endureceram o discurso contra o grupo e têm participado dos bombardeios aéreos da coalizão liderada pelos EUA na Síria.
O presidente do Mianmar Thein Stein é fotografado ao lado da ativista Aung San Suu Kyi, líder do partido Liga Nacional para a Democracia (NLD). Esse foi o primeiro encontro entre eles desde que o NLD teve uma vitória histórica nas eleições gerais de novembro. No início do ano que vem, os congressistas eleitos irão escolher o novo presidente do país.
A região continua em estado de tensão e violência, como mostra essa imagem registrada na Cisjordânia e que mostra um jovem palestino durante conflitos com tropas de Israel . Os embates têm acontecido diariamente desde o início de outubro e já deixou mortos em ambos os lados.
O fundador e CEO do Facebook Mark Zuckerberg é fotografado com sua esposa Priscilla e a filha recém-nascida do casal Max. Após o nascimento da menina, Zuckerberg anunciou que doaria 99% de suas ações na rede social para iniciar uma entidade beneficente.
Mulher usa máscara protetora enquanto caminha em Pequim . Nesta semana, a poluição do ar na cidade atingiu o seu pior nível em 2015. Em certos locais de Pequim, os níveis estavam tão ruins que os aparelhos responsáveis por medi-los sequer funcionaram corretamente.
Em Jerusalém , arqueólogos descobriram o que seria o selo do rei bíblico Ezequias. A peça é uma pequena impressão circular de menos de um centímetro, feita em argila e que poderia ter sido feita pelo próprio rei, que teria reinado no ano de 700 a.C.
Imagem mostra uma parte do jornal americano The New York Times que foi censurada na Tailândia . Naquele espaço, o jornal havia publicado uma reportagem sobre as riquezas da família real do país, mas a mesma foi retirada da versão da publicação que circula em solo tailandês.
O Empire State Building, um dos cartões postais da cidade de Nova York, se ilumina em vermelho como homenagem ao Dia Mundial da Luta contra a Aids que é celebrado anualmente no dia 1 de dezembro.
Um crocodilo de água salgada é fotografado no momento em que abocanhou em pleno ar um peixe em um lago do Parque Nacional Rinyirru, na Austrália .
A ativista e Nobel da Paz Malala Yousafzai é fotografada ao lado de um retrato seu pintado pelo artista Nasser Azam nesta semana no Reino Unido.
Mais lidas
Mais de Mundo
Mais na Exame
Future of MoneyBitcoin: será que já chegamos ao topo?