Exame Logo

Volta ao mundo em 15 imagens da última semana – 28/08

Semana foi marcada por pânicos nos mercados, assassinato a sangue-frio nos EUA e trágicos episódios envolvendo refugiados na Europa

Uma semana "negra" (Reprodução/ WDBJ)

Vanessa Barbosa

Publicado em 29 de agosto de 2015 às 11h25.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h34.

São Paulo -  A semana foi marcada pelo pânico nos mercados financeiros (a "Segunda-feira negra"), um assassinato a sangue-frio nos EUA e trágicos episódios envolvendo refugiados na Europa. Um dos eventos que chocou o mundo ocorreu na na última-quarta feira (26), quando a repórter Alison Parker e o cinegrafista Adam Ward, do jornal americano WDBJ, foram mortos a tiros durante transmissão ao vivo de TV no estado da Virgínia, nos EUA. Um ex-colega de trabalho identificado como Vester Lee Flanagan, de 41 anos, foi apontado como o principal suspeito após postar um vídeo da execução nas redes sociais. Na sequência, ele cometeu suicídio. O episódio trágico reacendeu o debate sobre o porte de armas no país.
  • 2. China

    2 /15(REUTERS)

  • Veja também

    A Bolsa da China afundou em 8,46% na segunda-feira (24), registrando a maior queda percentual diária desde o auge da crise financeira global em 2007. O dia recebeu o apelido de "Segunda-feira Negra". O tombo, liderado por Xangai, puxou a desvalorização das Bolsas da Ásia e do Pacífico e também afetou as Bolsas da Europa e dos Estados Unidos, que operam em baixa. No Brasil, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, chegou a cair 6,5%.
  • 3. Estados Unidos

    3 /15(AFP / Stan Honda)

  • Marcy Borders, uma das sobreviventes dos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York, morreu de câncer de estômago, aos 42 anos. Marcy, que sofria de uma depressão profunda desde a tragédia, foi protagonista de uma das fotos mais famosas daquele dia fatídico, onde aparece completamente coberta com uma grande camada de poeira. A imagem feita pelo fotógrafo da AFP Stan Honda  tornou-se conhecida como "The Dust Lady".
  • 4. Áustria

    4 /15(Reuters / Heinz-Peter Bader)

    Em mais um episódio macabro da crise migratória na Europa, policiais da Áustria encontraram na última quinta-feira (27) um caminhão frigorífico abandonado em uma estrada, onde estavam cerca de 70 corpos. Muitos seriam de refugiados sírios que teriam sufocado dentro do veículo. Três pessoas envolvidas no transporte foram detidas.
  • 5. Nigéria

    5 /15(REUTERS)

    Na última quinta-feira (27), a Nigéria lembrava os 500 dias desde o sequestro das 200 estudantes de Chibok pelo Boko Haram. Diminuem cada vez mais as esperanças de resgatá-las, apesar dos avanços militares contra o grupo jihadista.
  • 6. Estados Unidos

    6 /15(REUTERS/Carlos Barria)

    Ao longo da última semana, os Estados Unidos lembraram os 10 anos da passagem do furacão Katrina. O furacão atingiu a costa sul do país com força arrasadora no final de agosto de 2005, matando quase duas mil pessoas e obrigando a evacuação de meio milhão. Carlos Barria, fotógrafo da agência Reuters, voltou aos mesmos locais que fotogrou em Nova Orleans há dez anos p ara mostrar o contraste da destruição daquele fatídico agosto e os dias atuais, ainda marcados pelas sequelas do desastre.
  • 7. Espanha

    7 /15(REUTERS/Heino Kalis)

    A guerra de tomates tomou conta das ruas da cidade de Buñol, na Espanha, na última quarta-feira de agosto. Em sua 70ª edição, a tradicional "Tomatina" reuniu milhares de turistas e locais em busca de diversão. O evento surgiu em 1945, após uma briga encenada entre jovens que usaram tomates como "munição".
  • 8. Brasil

    8 /15(./Reuters)

    Ativistas da ONG ' Rio de Paz ' participaram no dia 28 de uma manifestação na Avenida Paulista em solidariedade aos familiares das 19 pessoas mortas há duas semanas na chacina de Osasco e Barueri.
  • 9. China

    9 /15(Reuters/Reuters)

    Em episódio inusitado, o astro jamaicano da corrida Usain Bolt foi derrubado por um cinegrafista que dirigia um segway, veículo elétrico de duas rodas. Bolt comemorava a medalha de ouro de 200 metros no Mundial de Atletismo em Pequim, quando foi atingido. Mas o atleta levou tudo na esportiva e ainda viralizou na internet.
  • 10. Venezuela

    10 /15(REUTERS/Marco Bello)

    O governo socialista do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, foi alvo de mais uma onda de protestos pela escassez severa de podutos no país. Venezuelanos que sofrem de câncer de mama, hemofilia e que receberam transplantes protestaram na quinta-feira (27) em Caracas para exigir medicamentos indispensáveis. Estima-se que sete de cada 10 remédios não estão disponíveis na Venezuela, de acordo com grupos de direitos humanos.
  • 11. Cisjordânia

    11 /15(REUTERS)

    Palestinos brigam com um soldado israelense na tentativa de impedi-lo de prender um menino durante um protesto contra os assentamentos judaicos na Cisjordânia, perto de Ramallah, em 28 de agosto.
  • 12. Guatemala

    12 /15(REUTERS)

    Nas últimas semanas milhares de pessoas saíram às ruas na Guatemala em protesto contra os escândalos envolvendo o Governo de Perez Molin. Ele foi acusado pela Procuradoria Geral da República de ter participado de um esquema fiscal fraudulento.
  • 13. Hungria

    13 /15(REUTERS)

    Policiais húngaros prendem uma família de refugiados sírios que entraram no país pela fronteira com a Sérvia. Cenas como essas têm se intensificado com a crise da imigração na Europa.
  • 14. Líbano

    14 /15(REUTERS)

    Garrafas de água são recolhidas para serem recicladas perto de uma estátua na Praça dos Mártires em Beirute, Líbano, em 25 de agosto de 2015. Cidade foi tomada por uma série de protestos contra a falta de coleta de lixo.
  • 15. Estados Unidos

    15 /15(©afp.com / Rj Sangosti)

    Lembra desse cara? Nesta semana, James Holmes, considerado culpado por matar 12 pessoas em um cinema de Aurora (Colorado, EUA) em 2012, foi condenado por um juiz a 3.318 anos de prisão.
  • Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAtletasChinaCrimeEstados Unidos (EUA)ImigraçãoMeio ambienteMercado financeiroPaíses ricosProtestosProtestos no mundoRefugiadosUsain BoltViolência urbana

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mundo

    Mais na Exame