Mundo

Visitas de americanos a Cuba sobem 145% em 2017

Desde o começo do ano, 284.565 norte-americanos visitaram a ilha, um número próximo à quantidade de visitantes do país durante todo 2016

Os viajantes se enquadram dentro das 12 categorias de cidadãos que as leis americanas permitem viajar a Cuba (Ueslei Marcelino/Reuters)

Os viajantes se enquadram dentro das 12 categorias de cidadãos que as leis americanas permitem viajar a Cuba (Ueslei Marcelino/Reuters)

A

AFP

Publicado em 14 de junho de 2017 às 15h52.

Mais 250 mil americanos visitaram Cuba nos primeiros cinco meses de 2017, o que representa um crescimento de 145% em relação ao mesmo período de 2016, informou nesta quarta-feira um portal cubano ,citando fontes oficiais.

"No fechamento de maio, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas e Informação, 284.565 norte-americanos visitaram Cuba, um número próximo à quantidade de visitantes do país que vieram durante todo 2016", apontou o site estatal portal Cubadebate.

O acumulado de 2017 representa um aumento de 145% em relação ao mesmo período do ano passado, quando viajaram a Cuba 116.004 americanos, disse o portal citando o instituto governamental.

O relatório é divulgado a dois dias de uma possível restrição dessas viagens, que, segundo a imprensa americana, deverá ser anunciada em Miami pelo presidente Donald Trump, o que não foi confirmado pela Casa Branca.

Os viajantes se enquadram dentro das 12 categorias de cidadãos que as leis americanas permitem viajar a Cuba, flexibilizadas pela administração anterior, do democrata Barack Obama.

"Já no ano passado, se estabeleceu uma marca de viajantes dos Estados Unidos com 284.937, 74% a mais que em 2015", indicou o Cubadebate.

No mesmo período de cinco meses, 166.455 cubanos residentes nos Estados Unidos visitaram seu país de origem, "o que representa 45% de crescimento em relação à mesma etapa de 2016, quando vieram 114.391", disse a publicação.

O relatório citado pelo Cubadebate, ainda não foi publicado no site do Instituto Nacional de Estatísticas, segundo constatou a AFP.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaCubaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Turismo

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame