Mundo

Visa faz reestruturação para abrir capital

Empresa realizará uma série de fusões para compor uma nova companhia e comercializar suas ações em bolsa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A Visa anunciou nesta quarta-feira (11/10) um plano de reestruturação que possibilitará à companhia negociar suas ações em bolsa de valores. A administradora de cartões realizará uma série de fusões envolvendo a Visa Canadá, Visa USA e Visa International, que inclui Ásia Pacífico, América Latina, Caribe, Oriente Médio, África, Europa Central e Leste Europeu.

A operação resultará na criação da Visa Inc., que terá como acionistas os bancos membros da companhia. A Visa Europa não participará das fusões, mantendo-se como propriedade de 4 500 bancos europeus. De acordo com a companhia, a Visa Europa atuará como licenciada da Visa Inc., possibilitando à empresa "focar-se nas oportunidades significativas que surjam da formação de um mercado interno para pagamentos na Europa".

A subsidiária européia será uma investidora minoritária na companhia global e a Visa Inc., por sua vez, também terá uma pequena participação na Visa Europa. "A Visa reconhece que as características únicas do mercado europeu exigem uma solução customizada", afirma o presidente do Conselho Diretivo da Visa Europa, Jan Lidén.

Após o termino do processo de fusões, quer tem prazo previsto para durar de 12 a 18 meses, a Visa Inc. abrirá capital e negociará suas ações "em uma importante bolsa de valores", informa a companhia em comunicado à imprensa sem revelar, no entanto, qual a bolsa escolhida. Segundo a empresa, a expectativa é de que a maioria das ações da Visa Inc. seja vendida ao público.

A Visa seguirá o exemplo da MasterCard, que já contabiliza valorização de 84% quatro meses e meio após sua oferta pública inicial, ocorrida no final de maio.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

El Salvador apreende mais de uma tonelada de cocaína e armas de guerra em alto mar

OMS pede aumento da produção de vacinas contra mpox

OEA aprova por consenso resolução que pede que Maduro divulgue as atas eleitorais na Venezuela

Luis Abinader assume segundo mandato como presidente da República Dominicana

Mais na Exame