Mundo

Vídeos mostram primeiros efeitos do furacão Michael no litoral da Flórida

Furacão de categoria 4 com ventos de 250 km/h já arrancou telhados, tombou navios e deixou árvores e casas cobertas pela água

Furacão Michael: ainda não há uma avaliação preliminar dos danos causados pelo furacão (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA/Reuters)

Furacão Michael: ainda não há uma avaliação preliminar dos danos causados pelo furacão (Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA/Reuters)

E

EFE

Publicado em 10 de outubro de 2018 às 19h27.

Miami - O furacão Michael, de categoria 4 (de um máximo de 5) na escala Saffir-Simpson, tem causado estragos no litoral noroeste da Flórida nesta quarta-feira, com inundações que afetam vários imóveis e ventos máximos sustentados de 250 km/h que destroem os telhados.

Ainda não há uma avaliação preliminar dos danos causados pelo furacão, mas os efeitos de Michael já podem ser vistos nos primeiros vídeos divulgados na internet por moradores da cidade de Mexico Beach, onde o furacão tocou o solo.

"Uma casa inteira se foi e está flutuando em frente à nossa casa", descreveu Talarico Tessa, uma usuária do Instagram que publicou diversos vídeos e fotos feitos de uma janela de edifício.

Nas imagens é possível ver o antes e o depois da passagem do furacão. Chamam a atenção os telhados arrancados pelo vento, os navios tombados e árvores e casas praticamente cobertas pela água.

Aaron Rigsby, um fotógrafo que se considera um "caçador de furacões", publicou no Facebook um vídeo que mostra a queda do muro de uma casa e um telhado voando na Cidade do Panama, cidade próxima ao ponto onde o furacão tocou o solo. Ainda não há relatos de mortes.

O cenário da cidade após o furacão é desolador. Carros destroçados pelos escombros, casas destruídas, semáforos caídos e árvores arrancadas de suas raízes. O Serviço Nacional de Meteorologia alertou que o furacão pode deixar as casas inabitáveis "durante semanas ou meses".

O Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês) já antecipou que Michael pode provocar uma maré ciclônica "mortal" e ventos "catastróficos". Junto aos fortes ventos e chuvas, que podem provocar enchentes, a maior preocupação das autoridades é o aumento do nível do mar. As previsões dos meteorologistas indicam que o nível do mar pode subir até 4,2 metros na região.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)FlóridaFuracões

Mais de Mundo

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal

Japan Airlines restabelece sistema após sofrer ciberataque

Oposição sul-coreana apresenta moção de impeachment do presidente interino