Mundo

Venezuela valida assinaturas para revogatório contra Maduro

A oposição pretende celebrar o referendo neste ano, com o objetivo de antecipar as eleições presidenciais, caso Maduro perca


	Maduro: a oposição pretende celebrar o referendo neste ano, com o objetivo de antecipar as eleições presidenciais, caso Maduro perca
 (Carlos Garcia Rawlins/REUTERS)

Maduro: a oposição pretende celebrar o referendo neste ano, com o objetivo de antecipar as eleições presidenciais, caso Maduro perca (Carlos Garcia Rawlins/REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2016 às 12h18.

A validação de assinaturas para ativar um referendo revocatório contra o presidente Nicolás Maduro começou nesta segunda-feira nas sedes regionais do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) em toda a Venezuela, um processo que irá até sexta-feira.

Centenas de pessoas começaram a se concentrar nos 128 pontos de validação habilitados pelo CNE para ratificar pessoalmente seu apoio à consulta promovida pela oposição.

Cerca de 1,3 milhão de pessoas foram convocadas para esse trâmite, depois que no final de abril assinaram a favor de um referendo revocatório do mandato de Maduro.

A oposição pretende celebrar o referendo neste ano, com o objetivo de antecipar as eleições presidenciais, caso Maduro perca.

Em Caracas, os opositores destacaram a celeridade do processo, que consiste em registrar as impressões digitais. Para isso, foram disponibilizadas cerca de 300 máquinas biométricas.

"É rápido. Convido as pessoas a virem sem medo de validar sua assinatura para conseguirmos a mudança que o nosso país precisa. Os funcionários colaboram porque também desejam essa mudança", disse uma mulher a jornalistas no Distrito Capital.

A coalizão opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) pretende validar no mínimo 600.000 assinaturas, três vezes mais do que o requerido pelo CNE para dar andamento à consulta.

Validadas as assinaturas, os adversários de Maduro deverão reunir quatro milhões de assinaturas em apoio ao referendo.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaNicolás MaduroOposição políticaPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Câmara dos EUA evita paralisação do governo com aprovação de pacote emergencial de financiamento

Maduro propõe reforma constitucional para reforçar controle político na Venezuela

Atropelamento em feira de Natal na Alemanha mata duas pessoas e caso é investigado como terrorismo

Portugal aprova lei que facilita pedido de residência para brasileiros