Mundo

Vendedor 'herói' da Times Square é candidato nos EUA

Duane Jackson ganhou destaque ao alertar a polícia sobre um carro-bomba em Nova York e agora vai tentar uma vaga na Câmara pelo Partido Democrata

A praça Times Square, em Nova York: Duane Jackson era um vendedor ambulante quando viu o carro-bomba (Ibagli/Wikimedia Commons)

A praça Times Square, em Nova York: Duane Jackson era um vendedor ambulante quando viu o carro-bomba (Ibagli/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2012 às 14h58.

Nova York - O vendedor ambulante que em 2010 alertou as autoridades sobre um veículo pronto para explodir na Times Square é um dos pré-candidatos do Partido Democrata para as eleições de novembro ao Congresso dos Estados Unidos pelo distrito de Nova York.

Duane Jackson, de 59 anos, veterano da Guerra do Vietnã, lançou sua campanha para tentar uma candidatura pelo Partido Democrata à cadeira pelo distrito número 19 de Nova York, tendo como bandeira a promessa de 'devolver o bom senso ao governo'.

Jackson, que vendia bolsas e camisetas na Times Square, ganhou fama em maio de 2010, quando percebeu que havia um veículo estacionado em uma área proibida da praça, com a chave na ignição e liberando fumaça. Ao vê-lo, ele alertou a polícia.

Graças ao aviso de Jackson, a polícia descobriu que o carro continha três botijões de gás e dois de gasolina, assim como relógios com pilhas, cabos e materiais pirotécnicos. O alerta evitou a explosão.

O dispositivo de explosão tinha falhado e o veículo não explodiu, o que evitou um sangrento atentado, já que a região estava repleta de transeuntes por se tratar de um fim de semana. O suspeito Faisal Shahzad, um americano de origem paquistanesa, foi detido e acabou se declarando culpado, pelo que foi condenado à prisão perpétua.

A façanha de Jackson lhe valeu os cumprimentos pessoais do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama - quem lhe telefonou para agradecer pela colaboração com as autoridades -, e também do prefeito de Nova York, Michael Bloomberg.

Jackson busca a candidatura democrata por um distrito atualmente dominado pelo Partido Republicano. Sua campanha se baseia no apoio aos cidadãos da terceira idade - defende melhoras no sistema da Seguridade Social e saúde pública -, na promessa da criação de empregos, no corte de 'desperdícios' públicos e na reforma educacional. 

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEstados Unidos (EUA)Metrópoles globaisNova YorkPaíses ricosPartido Democrata (EUA)

Mais de Mundo

Manifestantes protestam contra o turismo de massa em Barcelona

Trump diz que prefere que Biden se mantenha na disputa

Cazaquistão se oferece para sediar negociações de paz entre Armênia e Azerbaijão

Dalai Lama diz que está em bom estado de saúde após cirurgia nos Estados Unidos

Mais na Exame