Mundo

Vendas de GM e Nissan caem em junho nos Estados Unidos

Montadoras planejam aliança para reduzir custos de produção

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Um dia depois de a Nissan ter aprovado um projeto de aliança com a General Motors (GM), as duas montadoras amargaram uma queda nas vendas de automóveis no maior mercado de veículos do mundo, os Estados Unidos. A GM registrou perda de 26% no volume vendido em junho em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto as vendas da Nissan caíram 19%.
A comparação entre o desempenho da GM em junho de 2006 e o registrado em junho de 2005, no entanto, foi distorcida por uma promoção agressiva de descontos da montadora realizada no ano passado. Ainda que abaixo do alcançado um ano antes, o resultado do mês passado foi o melhor da GM em 2006, com vendas 15% superiores às de maio. Para o analista de vendas da GM Paul Ballew, ouvido pelo jornal britânico Financial Times, a companhia "está seguindo em direção às metas do plano de reestruturação".

Quanto à Nissan, a opinião de Robert Barry, analista do Goldman Sachs, é de que os problemas da empresa na América do Norte são decorrentes de uma percepção dos consumidores de queda na qualidade dos veículos e de um aumento do número de recalls. Na segunda-feira (3/7), o conselho da Nissan aprovou o início de negociações com a GM para firmar uma parceria que poderia reduzir custos nas duas empresas, por meio da cooperação na área de engenharia, do compartilhamento de plataformas de veículos e da consolidação das operações de manufatura.

De acordo com a consultoria Autodata, as vendas totais de veículos leves nos Estados Unidos caíram de 17,9 milhões em junho de 2005 para 16,3 milhões em junho de 2006. Acompanhando o resultado geral, a Ford também mostrou queda, de 7%, assim como a DaimlerChrysler, que surpreendeu com um prejuízo de dois dígitos: 15%.

Já a Toyota vendeu 14% mais nos Estados Unidos em junho e atingiu um recorde de vendas no segundo trimestre para o período. A sul-coreana Hyundai também teve um resultado inédito no sexto mês do ano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Eleições nos EUA: Trump discursa na Convenção Republicana nesta quinta; assista ao vivo

Eleições EUA: Quem são e o que pensam os eleitores republicanos?

Trump terá força para pacificar o mundo e conter Rússia, diz 'pai' do Brexit à EXAME

Eleição nos EUA: Trump vai inflamar ou moderar o discurso na convenção republicana?

Mais na Exame