Mundo

Vaticano monitorará eletronicamente suas obras de arte

O diretor dos Museus Vaticanos, Antonio Paolucci, considerou que tecnologia e arte se unirão em uma "excelente aliança"


	Basílica de São Pedro, no Vaticano: os Museus Vaticanos receberam em 2012 cerca de 5,5 milhões de visitantes
 (Wikimedia Commons)

Basílica de São Pedro, no Vaticano: os Museus Vaticanos receberam em 2012 cerca de 5,5 milhões de visitantes (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2014 às 14h36.

Cidade do Vaticano - O Vaticano anunciou nesta sexta-feira que implantará um sistema eletrônico que permitirá monitorar continuamente o estado de conservação das obras de arte de seus museus.

Segundo informou o jornal italiano "Il Corriere della Sera", a Santa Sé assinou um acordo de colaboração com a empresa de tecnologia italiana Enea, que permitirá "desenvolver as técnicas mais avançadas para a tutela de bens culturais".

O diretor dos Museus Vaticanos, Antonio Paolucci, considerou que, assim, tecnologia e arte se unirão em uma "excelente aliança" que "obriga" ambas as partes "obterem resultados excelentes".

Por sua vez, interlocutores da empresa Enea consideraram a Capela Sistina - acessível ao público como parte dos Museus Vaticanos - como um exemplo concreto da aplicação de sua tecnologia.

Segundo explicaram, a partir de agora será possível realizar inspeções oculares da Capela, de noite e sem necessidade de montar andaimes para chegar às pinturas da estadia, a fim de não incomodar os visitantes.

As explorações poderão ser feitas a "25 metros" de distância e com intervenções diagnósticas "mais rápidas", com detalhes de até "uma fração de milímetro".

Além disso, Enea disse que participará também na proteção e prevenção de danos das obras de arte dos Museus durante seus possíveis transportes e mudanças.

Os Museus Vaticanos receberam em 2012 cerca de 5,5 milhões de visitantes, um número que os situa atrás somente do Museu do Louvre de Paris, do Museu Britânico de Londres e do Museu Metropolitano de Nova York. 

Acompanhe tudo sobre:ArteIgreja CatólicaMuseusPaíses ricosVaticano

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia