Mundo

Vacinação em massa contra covid-19 começa hoje na União Europeia

Bloco econômico já conta com doses para imunizar 300 milhões de habitantes em uma ação unificada

Vacinação: países como Alemanha e França dão início à administração das doses hoje (Jacob King/Pool/Reuters)

Vacinação: países como Alemanha e França dão início à administração das doses hoje (Jacob King/Pool/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de dezembro de 2020 às 09h59.

A campanha de vacinação em massa contra a covid-19 começou neste domingo, 27, em diversos países da União Europeia. O bloco econômico já conta com doses para imunizar 300 milhões de habitantes em uma ação unificada.

Não apenas países com maior poderio econômico, como Alemanha e França, dão início à administração das doses hoje, mas também países menos expressivos, como Luxemburgo, Bélgica, Áustria, Espanha e Bulgária, devido ao plano integrado para o continente.

A vacina utilizada para a campanha na União Europeia foi desenvolvida em parceria pela farmacêutica americana Pfizer com a alemã BioNTech. Antes do fim do ano, 12,5 milhões de doses estão previstas para chegarem aos países selecionados.

Nem todos os países iniciarão o processo ao mesmo tempo. A Irlanda deve começar a distribuir suas doses na quarta-feira, 30 e a Itália, primeiro país a ser atingido pela pandemia de covid-19, somente no próximo domingo, 3 de janeiro.

Já na Holanda, a vacinação deve começar apenas no dia 8 de janeiro por conta de um problema de tecnologia para solucionar a logística de distribuição dos imunizantes.

Enquanto isso, Hungria e Alemanha já deram início ao processo ontem, 26, com a chegada de 4,875 doses em Budapeste e com a primeira vacinada da Alemanha, uma mulher de 101 anos em uma casa de repouso. Eslováquia, Sérvia e Suíça também já haviam dado a largada no continente.

Apesar do início da vacinação, houve descontentamento por parte da população europeia pelo fato de que a vacina, desenvolvida em parte na Alemanha, começou a ser administrada quase três semanas antes nos Estados Unidos e uma semana antes no Reino Unido, que formalizou o acordo para deixar a União Europeia recentemente, quatro anos e meio após a decisão de sair do bloco econômico.

Outros países pelo mundo já iniciaram a imunização de suas populações. Na América Latina, México, Chile e Costa Rica começaram suas campanhas e a Argentina deve dar início antes do fim do ano. No Oriente Médio, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Israel, Bahrein, Qatar e Kuwait já começaram a imunizar seus habitantes. Rússia e China também estão vacinando suas populações com imunizantes desenvolvidos em seus respectivos territórios.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusPandemiaReino UnidoUnião Europeiavacina contra coronavírusVacinas

Mais de Mundo

Donald Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete

Milei terá encontro com Trump na semana que vem nos Estados Unidos

Setores democratas atribuem derrota de Kamala à demora de Biden para desistir da disputa

Pelúcias inspiradas na cultura chinesa viralizam e conquistam o público jovem