Mundo

Universidade fecha fraternidade após vídeo racista

A Universidade de Oklahoma encerrou as atividades de um grupo de fraternidade vinculado a um vídeo de alunos cantando expressões raciais


	Oklahoma: universidade também expulsou os seus membros da casa que ocupavam e considerou o ato do grupo "vergonhoso"
 (Wikimedia Commons)

Oklahoma: universidade também expulsou os seus membros da casa que ocupavam e considerou o ato do grupo "vergonhoso" (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2015 às 23h08.

Norman - A Universidade de Oklahoma encerrou as atividades de um grupo de fraternidade vinculado a um vídeo de alunos cantando expressões raciais, expulsou os seus membros da casa que ocupavam e considerou o ato do grupo "vergonhoso".

"Imediatamente a partir de agora, todos os laços e parcerias entre a universidade e o SAE (Sigma Alpha Epsilon) ficam cortados", disse o reitor da universidade, David Boren, nesta segunda-feira.

Os membros têm até a meia-noite de terça-feira para desocupar o local. As pessoas podiam ser vistas carregando objetos em caminhões por trás da casa da fraternidade nesta segunda-feira.

No vídeo de 10 segundos publicado on-line no domingo e reproduzido pelos meios de comunicação, os alunos num ônibus gritavam juntos, usando linguagem ofensiva referindo-se a negros e jurando nunca admiti-los na fraternidade.

Não ficou imediatamente claro quando o vídeo dos estudantes dentro de um ônibus foi gravado.

"Para aqueles que abusaram do seu discurso livre de uma forma tão repreensível, eu tenho uma mensagem: vocês são vergonhosos", disse Boren.

Ele disse em entrevista coletiva que a fraternidade não terá permissão para voltar ao campus enquanto ele for reitor e que a universidade abriu uma investigação para verificar se membros individuais podem ser punidos. Não foi revelado o nome de nenhum aluno.

O incidente acontece num momento em que as tensões raciais têm aumentando no país, após episódios de afro-americanos desarmados sendo mortos a tiros pela polícia.

https://youtube.com/watch?v=bPPUXpFYwjE

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorEstados Unidos (EUA)Faculdades e universidadesPaíses ricosPreconceitosRacismo

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame