Mundo

Única ursa panda do Reino Unido pode estar grávida

Animal foi submetido a um processo de inseminação artificial em abril

Tian Tian, usa panda do zoológico de Edimburgo: mudanças no comportamento do animal sugerem que ela esteja grávida (Getty Images)

Tian Tian, usa panda do zoológico de Edimburgo: mudanças no comportamento do animal sugerem que ela esteja grávida (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de agosto de 2013 às 09h32.

Londres - Tian Tian (doce), a famosa ursa panda do zoológico de Edimburgo, aparenta estar grávida, assinalou nesta sexta-feira um porta-voz do parque escocês, que ressaltou que os especialistas ainda não conseguiram confirmar o fato.

A única panda do Reino Unido foi submetida a um processo de inseminação artificial em abril, após não ter conseguido procriar com o macho que o zoo em questão também mantém, Yann Guang (sol). Segundo a fonte, ela apresenta "fortes indícios" de estar grávida.

Embora o urso macho tenha mostrado interesse por Tian Tian, um comportamento qualificado pelos especialistas do zoo como "encorajador", a rejeição da fêmea acabou dificultando o acasalamento que os zoólogos esperavam.

Os níveis de hormônios e proteínas da ursa, além de significativas mudanças no comportamento do animal, sugerem que ela esteja esperando um filhote. Os cuidadores, no entanto, só poderão confirmar tal gravidez pouco antes de Tian Tian dar à luz, o que, segundo o período previsto pelo zoo, poderia ocorrer no prazo de um mês.

Tian Tian e Yang Guang são as estrelas do zoológico da Escócia, que recebeu os animais em dezembro de 2011 procedentes da reserva de Sichuan, na China.

Yang Guang e Tian Tian, que completarão dez anos no próximo mês, foram alugados ao zoo de Edimburgo durante uma década. A Escócia é um habitat ideal para os pandas devido ao intenso frio que se assemelha às montanhas de Sichuan.

Iain Valentine, encarregada pelos ursos pandas do parque escocês, assinalou hoje à "BBC" que Tian Tian poderia parir gêmeos de dois pais diferentes, sendo um deles Yang Guang.

"Empregamos dois machos diferentes para desenvolver a inseminação artificial", explicou Iain Valentine ao citado canal sem esconder sua "emoção" pela perspectiva de gravidez da ursa, já que, até agora, "nunca um panda nasceu no Reino Unido".

Acompanhe tudo sobre:AnimaisEuropaGravidezPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Otan reforçará sua presença no Báltico após suposta sabotagem russa de cabo submarino

Posse de Donald Trump causa apreensão em estudantes estrangeiros nos EUA

Desastres e condições climáticas extremas tornam moradias nos EUA ainda mais inacessíveis

Como líderes empresariais querem se aproximar de Trump com doações milionárias