Mundo

Uma a cada três pessoas conhece criança vítima de violência

Dados são de estudo divulgado hoje durante seminário internacional em Brasília


	Grande parte da violência contra crianças é praticada dentro de casa
 (Marcello Jr/Arquivo da Agência Brasil)

Grande parte da violência contra crianças é praticada dentro de casa (Marcello Jr/Arquivo da Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de julho de 2015 às 18h06.

Brasília - Pesquisa da organização não governamental Visão Mundial revela que 76% das pessoas no mundo sabem de pelo menos um caso de criança vítima de violência e quase um terço a conhece pessoalmente.

Os dados mostram que 62% dos entrevistados acreditam que o problema cresceu nos últimos cinco anos e quase a metade acredita que não se está fazendo o suficiente para punir as pessoas que cometem esse crime.

O estudo, divulgado hoje (1º) durante seminário internacional em Brasília, ouviu mais de 11 mil pessoas em 28 países, inclusive o Brasil.

Para a representante da Visão Mundial Brasil, Karina Lira, os resultados mostram que a violência contra crianças está se tornando um problema comum e crescente.

Ela destacou que em alguns casos, as atitudes reveladas nas respostas dos entrevistados refletem a realidade, mas em outros, não.

“Grande parte da violência contra crianças é cometida no espaço familiar e por pessoas conhecidas”, destacou Karina Lira.

No entanto, 61% das pessoas ouvidas pensam que o risco é maior em lugares públicos e no transporte público. “Há uma lacuna clara entre o que se percebe como risco para a criança e a realidade”.

A pesquisa mostra que três quartos da população acredita que experiências individuais como a falta de conhecimento sobre a violência contra crianças, o histórico de abuso e consumo excessivo de substâncias químicas são as causas mais comuns nesses casos.

Fatores externos como a pobreza, as práticas culturais, o crime organizado e abuso por forças armadas são frequentemente menos vistas como causas para o problema.

Acompanhe tudo sobre:abuso-sexualCriançasCrime

Mais de Mundo

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia

México vai enviar reforços aos EUA para combate incêndios em Los Angeles