EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.
Bruxelas - A União Europeia afirmou no domingo que vai estabelecer um grupo para avaliar o impacto econômico da nuvem de cinzas vulcânicas da Islândia e disse que qualquer passo tomado na região com relação ao problema deve ser propriamente coordenado.
"A nuvem de cinzas vulcânicas criou uma situação sem precedentes", afirmou o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, em comunicado.
"Eu pedi ao (Comissário de Transportes da UE, Siim) Kallas para coordenar a resposta da comissão e avaliar plenamente o impacto da situação criada pela nuvem sobre a economia, e sobre a indústria aérea em particular. É importante que todas as medidas consideradas sejam coordenadas no nível europeu."
Barroso disse que Kallas receberá apoio do Comissário de Competição e Ajuda Estatal, Joaquin Almunia, e do Comissário de Assuntos Monetários, Olli Rehn.
Uma porta-voz para a presidência espanhola da UE disse que a Espanha vai presidir uma reunião por videoconferência na segunda-feira de ministros de Transportes europeus para discutir a crise e possíveis medidas de resposta.