Mundo

UE lamenta posição russa sobre eleições no leste da Ucrânia

Rússia afirmou que reconhecerá as eleições presidenciais e parlamentares organizadas pelos rebeldes pró-russos

Meninos cadetes do exército ucraniano participam de solenidade em Kiev: Rússia apoiará eleições de rebeldes (Sergei Supinsky/AFP)

Meninos cadetes do exército ucraniano participam de solenidade em Kiev: Rússia apoiará eleições de rebeldes (Sergei Supinsky/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2014 às 16h41.

Bruxelas - A União Europeia (UE) "lamenta" a intenção de Moscou de reconhecer as próximas eleições organizadas pelos pró-russos nas regiões separatistas do leste da Ucrânia, declarou o serviço diplomático em um comunicado.

"Lamentamos as declarações do ministro (russo das Relações Exteriores, Serguei) Lavrov sobre o reconhecimento por parte da Rússia das eleições nas repúblicas autoproclamadas de Lugansk e Donetsk", afirma a nota.

A UE "lembra que o protocolo de Minsk, assinado por representantes da Rússia e das duas 'repúblicas' autoproclamadas, prevê a organização de eleições locais em partes de Donetsk e Lugansk, de acordo com a legislação ucraniana sobre as regiões semiautônomas interinas".

A organização de eleições "presidenciais e parlamentares irão de encontro ao protocolo de Minsk e afetarão a busca por uma solução política duradoura", insistiu a UE na nota.

Na terça-feira, o chanceler Serguei Lavrov anunciou que a Rússia reconhecerá os resultados das eleições legislativas e presidenciais, que acontecem em 2 de novembro nas regiões do leste ucraniano controladas pelos insurgentes pró-Moscou.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaUnião EuropeiaRússiaUcrâniaEleições

Mais de Mundo

Irã descarta negociações com os EUA sob ameaça militar

Venezuela anuncia desbloqueio de ativos nos EUA

EUA não descarta uso da força se Venezuela não cooperar, diz Rubio

Ambição de Trump com a Groenlândia abala direita europeia