Esta é primeira reunião entre os presidentes dos EUA e da Rússia desde 1997 (Leonhard Foeger/Reuters)
EFE
Publicado em 16 de julho de 2018 às 12h34.
Bruxelas - A alta representante para a Política Externa da União Europeia (UE), Federica Mogherini, afirmou nesta segunda-feira que espera que a reunião entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, termine "pelo menos" com um acordo sobre o controle de armas.
"Se os dois fecharem um acordo a respeito, seria um resultado concreto, positivo e extremamente útil para o resto do mundo", afirmou ela, em entrevista coletiva após a reunião dos titulares de Relações Exteriores dos 28 países-membros da UE em Bruxelas (Bélgica).
Federica afirmou que existe "uma grande expectativa" do mundo sobre a reunião de Trump e Putin em Helsinque (Finlândia), mas que, além do acordo sobre o controle de armas, será possível ver qual é o resultado e a avaliação final de tudo isso "em breve".
Ao ser perguntada pelas declarações do presidente americano sobre a UE ser "um inimigo" dos Estados Unidos no tema comercial, a chefe da diplomacia europeia destacou que o bloco "considera os Estados Unidos como amigo e isso não muda de Administração em Administração".