Mundo

UE e Reino Unido fecham acordo preliminar sobre relação pós-Brexit

Agora, o documento está sujeito ao endosso dos líderes dos 27 Estados-membros remanescentes no bloco

Presidente do Conselho Europeu afirmou que o esboço da declaração política sobre a futura relação da UE com o Reino Unido após o Brexit foi acordado "no nível dos negociadores" (Toby Melville/Reuters)

Presidente do Conselho Europeu afirmou que o esboço da declaração política sobre a futura relação da UE com o Reino Unido após o Brexit foi acordado "no nível dos negociadores" (Toby Melville/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 22 de novembro de 2018 às 10h21.

Última atualização em 22 de novembro de 2018 às 10h28.

Bruxelas - O Reino Unido e a União Europeia concordaram em princípio com um texto que delineia o relacionamento futuro entre as partes que pode ser chancelado por líderes da UE em uma cúpula no fim de semana, disse o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, nesta quinta-feira.

O Reino Unido deve se desfiliar do bloco em 29 de março de 2019, e diplomatas estão tentando finalizar um acordo de separação e os contornos do relacionamento futuro para que os líderes da UE possam confirmá-los em uma reunião no domingo.

A libra subiu quase 1 por cento e chegou a 2,2894 dólares, a maior cotação do dia.

"O presidente da Comissão me informou que (o acordo) foi acertado no nível dos negociadores e acertado em princípio no nível político, sujeito ao endosso dos líderes", disse Tusk.

Ele ainda disse que o texto foi debatido na quarta-feira pela primeira-ministra britânica, Theresa May, e pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

De acordo com o esboço de declaração acertada entre o Reino Unido e a Comissão Europeia, as "partes aspiram ter uma relação comercial de bens que seja a mais próxima possível, com vista a facilitar a comodidade do comércio legítimo".

Agora o esboço de declaração será analisado por enviados nacionais dos 27 países-membros remanescentes da UE reunidos em Bruxelas nesta quinta-feira.

Tanto a UE quanto o Reino Unido "deveriam almejar produzir um nível de liberalização do comércio e dos serviços muito além dos compromissos das partes na OMC (Organização Mundial do Comércio)", disse o esboço da declaração.

O período de transição, que Londres e Bruxelas esperam começar assim que a desfiliação ocorrer no dia 29 de março, pode ser ampliado "por até um a dois anos", segundo o esboço.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições