Mundo

UE confirma socorro de 12 bi de euros para a Grécia

Valor faz parte do quinto pagamento do programa de ajuda de 110 bilhões de euros oferecido em 2010

A UE e o FMI estão elaborando um segundo pacote de resgate para a Grécia e estabeleceram o dia 11 de julho como prazo final para conclusão do acordo (AFP)

A UE e o FMI estão elaborando um segundo pacote de resgate para a Grécia e estabeleceram o dia 11 de julho como prazo final para conclusão do acordo (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de junho de 2011 às 12h29.

Bruxelas - A aprovação das medidas de austeridade fiscal pelo Parlamento da Grécia significa que agora existem condições para fazer o quinto pagamento do programa de ajuda de 110 bilhões de euros oferecido ao país no ano passado, afirmou a União Europeia. Em um comunicado conjunto, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, e o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, disseram que saúdam fortemente a aprovação das medidas pelo Parlamento e a chamaram de um "segundo passo decisivo" para que a Grécia retorne à saúde econômica.

"As condições agora estão postas para uma decisão sobre o desembolso da próxima parcela da assistência financeira para a Grécia e para o rápido progresso sobre um segundo pacote de assistência. Nós reiteramos o firme apoio e a solidariedade da Europa para com o povo grego, em cujo futuro nós estamos confiantes", disseram as autoridades no comunicado.

A União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) deverão fazer um pagamento de 12 bilhões de euros para a Grécia até meados de julho. Esses recursos são necessários para evitar que o país declare a moratória de sua dívida.

A UE e o FMI estão elaborando um segundo pacote de resgate para a Grécia e estabeleceram o dia 11 de julho como prazo final para conclusão do acordo, que deverá incluir credores privados. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:CâmbioCrise gregaDívida públicaEuroEuropaGréciaMoedasPiigsUnião Europeia

Mais de Mundo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma