Mundo

Ucrânia quer resolução da ONU contra secessão da Crimeia

A resolução deve ser votada na reunião de quinta-feira da Assembleia-geral da ONU


	Assembléia Geral da ONU: ao contrário do Conselho de Segurança, onde a Rússia vetou qualquer ação sobre a Ucrânia, a Assembleia-geral não tem vetos
 (Stan Honda/AFP)

Assembléia Geral da ONU: ao contrário do Conselho de Segurança, onde a Rússia vetou qualquer ação sobre a Ucrânia, a Assembleia-geral não tem vetos (Stan Honda/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2014 às 18h04.

Nações Unidas - A Ucrânia espera que a Assembleia-geral das Nações Unidas (ONU) aprove uma resolução no final desta semana reafirmando a unidade e integridade territorial do país e apontando que o referendo na Crimeia, que levou a península a se separar da Ucrânia e ser anexada pela Rússia, "não tem validade".

O projeto de resolução, divulgado nesta segunda-feira aos 193 membros da assembleia e obtido pela Associated Press, nunca menciona a Rússia pelo nome, mas exorta todos os países a não reconhecer "qualquer alteração do status" da Crimeia.

A proposta também pede a todas as partes que imediatamente busquem uma solução pacífica para a situação na Ucrânia e exerçam a prudência.

A resolução deve ser votada na reunião de quinta-feira da Assembleia-geral. Ao contrário do Conselho de Segurança, onde a Rússia vetou qualquer ação sobre a Ucrânia, a Assembleia-geral não tem vetos. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrimeiaDiplomaciaEuropaONURússiaUcrânia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia