Ucrânia não reconhece anexação da Crimeia à Rússia

Ministério de Relações Exteriores ucraniano afirmou que país não reconhece a anexação da república da Crimeia e da cidade de Sebastopol à Rússia

Kiev - A Ucrânia não reconhece a anexação da autoproclamada república da Crimeia e da cidade de Sebastopol à Rússia, consumada nesta terça-feira por meio de um acordo assinado no Kremlin, afirmou o Ministério de Relações Exteriores ucraniano.

"Não reconhecemos nem reconheceremos nunca nem a assim chamada independência, nem tampouco o assim chamado acordo de incorporação da Crimeia à Federação Russa", disse o diretor de Política de Informação da chancelaria, Yevgueni Perebeinis.

O diplomata ucraniano disse que a assinatura do tratado bilateral pelo que se acolhe à república da Crimeia e a cidade de Sebastopol na Federação Russa "não tem nada em comum com a democracia, nem com o direito nem com o julgamento são".

O presidente russo, Vladimir Putin; o primeiro-ministro da Crimeia, Sergei Axionov; o chefe do parlamento, Vladimir Konstantínov, e Alexei Chali, o chefe da cidade de Sebastopol, que se integrará à Rússia como cidade federada, assinaram o acordo no Kremlin.

Após a assinatura, tanto a Crimeia como Sebastopol (onde tem sua base a Frota russa do Mar Negro), se transformaram automaticamente em sujeitos da Federação Russa.

Crimeia tem dois milhões de moradores, dos quais cerca de 60% são russos, 24% ucranianos e, 12%, tártaros.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.