Ucrânia está preparada para discutir status de neutralidade, diz Zelenskiy

Volodymyr Zelenskiy disse que a invasão da Rússia causou a destruição de cidades de língua russa na Ucrânia, e disse que o dano foi pior do que as guerras russas na Chechênia
Zelenskiy: garantias de segurança e neutralidade, status não nuclear de nosso Estado. Estamos prontos para isso (Valentyn Ogirenko/Pool/Reuters)
Zelenskiy: garantias de segurança e neutralidade, status não nuclear de nosso Estado. Estamos prontos para isso (Valentyn Ogirenko/Pool/Reuters)
R
ReutersPublicado em 27/03/2022 às 16:25.

A Ucrânia está preparada para discutir a adoção de um status neutro como parte de um acordo de paz com a Rússia, mas isso teria que ser garantido por terceiros e submetido a um referendo, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em comentários transmitidos neste domingo.

Zelenskiy conversava com jornalistas russos em uma videochamada de 90 minutos, uma entrevista que as autoridades russas tinham alertado preventivamente a mídia russa para se abster de cobrir. Zelenskiy falou em russo o tempo todo.

Zelenskiy disse que a invasão da Rússia causou a destruição de cidades de língua russa na Ucrânia, e disse que o dano foi pior do que as guerras russas na Chechênia.

 

 

"Garantias de segurança e neutralidade, status não nuclear de nosso Estado. Estamos prontos para isso. Esse é o ponto mais importante", disse ele.

A Ucrânia discutia o uso da língua russa na Ucrânia em conversas com a Rússia, mas se recusou a discutir outras demandas russas, como a desmilitarização da Ucrânia, disse Zelenskiy.