Mundo

Ucrânia chama seu embaixador em Moscou para consultas

Ucrânia chamou para consultas seu embaixador em Moscou, em meio à tensão entre ambos os países pela República Autônoma da Crimeia


	Manifestantes durante marcha para apoiar uma intervenção militar da Rússia na Crimeia: parlamento aprovou resolução pela qual se declarou independente da Ucrânia
 (Sergei Karpukhin/Reuters)

Manifestantes durante marcha para apoiar uma intervenção militar da Rússia na Crimeia: parlamento aprovou resolução pela qual se declarou independente da Ucrânia (Sergei Karpukhin/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de março de 2014 às 12h52.

Kiev - A Ucrânia chamou para consultas seu embaixador em Moscou, Vladimir Yélchenko, em meio à tensão entre ambos os países pela República Autônoma da Crimeia, que proclamou nesta segunda-feira sua independência e pediu para ser incorporada à Rússia.

"Devido à situação em torno da República Autônoma da Crimeia, (...) a parte ucraniana chama para consultas seu embaixador", confirmou à Agência Efe o serviço de imprensa da Chancelaria ucraniana.

O parlamento da Crimeia aprovou hoje uma resolução pela qual se declarou independente da Ucrânia e pediu oficialmente a anexação da península à Rússia.

"A república da Crimeia (...) se dirige à Federação Russa com a proposta de que seja aceita no seio da Rússia em qualidade de nova entidade" federada, afirma o texto da resolução.

O documento foi adotado em uma sessão do Legislativo na qual também foi acordado que a Crimeia passará ao fuso horário de Moscou a partir de 30 de março, e não o de Kiev, como até agora.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrise políticaEuropaRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação