Mundo

Ucrânia anuncia retomada de povoado perto de Bakhmut

Forças militares do país iniciaram uma contraofensiva no sul e leste em junho, depois de acumular armas ocidentais e recrutar batalhões

Ucrânia: vitórias na contraofensiva de Kiev são importantes para Zelensky (Agence France-Presse/AFP Photo)

Ucrânia: vitórias na contraofensiva de Kiev são importantes para Zelensky (Agence France-Presse/AFP Photo)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 17 de setembro de 2023 às 18h45.

Autoridades da Ucrânia anunciaram neste domingo, 17, que suas forças retomaram o povoado de Klishchiivka, ao sul da cidade de Bakhmut.

As vitórias na contraofensiva de Kiev são de grande importância para a Ucrânia, no momento em que o presidente Volodymyr Zelensky se prepara para fazer sua segunda visita a Washington em tempos de guerra, na próxima semana, para tentar reunir apoio.

Fique por dentro das últimas notícias no Telegram da Exame. Inscreva-se gratuitamente

"Klishchiivka foi limpa de russos", anunciou o comandante das forças terrestres do Exército ucraniano, Oleksander Syrskyi, nas redes sociais. Já Zelensky elogiou os soldados que lutam contra os russos perto de Bakhmut e deu destaque aos que retomaram Klishchiivka.

Klishchiivka, onde viviam centenas de pessoas antes da ofensiva de Moscou, havia sido capturada pelas tropas russas em janeiro. O porta-voz das tropas ucranianas no leste, Ilya Yevlakh, disse que a captura de Klishchiivka poderia ajudar o Exército de Kiev a cercar Bakhmut.

A Ucrânia iniciou uma contraofensiva no sul e leste do país em junho, depois de acumular armas ocidentais e recrutar batalhões. Bakhmut, cidade que tinha cerca de 70 mil habitantes antes da guerra, foi capturada pelas forças russas em maio, após uma das batalhas mais longas e sangrentas desde a invasão russa.

Acompanhe tudo sobre:UcrâniaRússiaVolodymyr-Zelensky

Mais de Mundo

Ataques de grupos criminosos deixam 187 mortos no Haiti no final de semana, diz ONU

Embaixada da Síria confirma que Bashar al Assad está em Moscou

Em 1ª mudança desde 2010, China planeja afrouxar política monetária

Ministério da Justiça proíbe presidente Yoon Suk-yeol de deixar a Coreia do Sul