Mundo

TV iraniana mostra base subterrânea repleta de mísseis

A divulgação dessas imagens ocorreu três dias após o Irã anunciar que testou com êxito um novo míssil de longo alcance


	Novo míssil iraniano de longo alcance: segundo o militar, esta não é a única base desse tipo no Irã, e há uma "em cada província e cada cidade do país"
 (Reuters / farsnews.com)

Novo míssil iraniano de longo alcance: segundo o militar, esta não é a única base desse tipo no Irã, e há uma "em cada província e cada cidade do país" (Reuters / farsnews.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2015 às 10h56.

A televisão pública iraniana mostrou nesta quarta-feira pela primeira vez imagens de uma base militar subterrânea cheia de mísseis de diferentes tipos, situada em um lugar não identificado.

A divulgação dessas imagens ocorreu três dias após o Irã anunciar que testou com êxito um novo míssil de longo alcance e com capacidade de ser controlado até o momento do impacto.

"A base está situada 500 metros embaixo da terra para permanecer a salvo de um eventual ataque inimigo", explicou o general Amir Ali Hajizedeh, atuante na unidade de elite Guarda Revolucionária.

Segundo o militar, esta não é a única base desse tipo no Irã, e há uma "em cada província e cada cidade do país".

"O Irã não quer provocar nenhuma guerra, mas se seus inimigos cometem um erro, as bases de mísseis vão entrar em erupção como um vulcão desde as profundezas da terra", afirmou Hajizadeh.

Na terça-feira, o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse que o lançamento do míssil provavelmente violou as resoluções do Conselho de Segurança da ONU, mas esclareceu que este teste se trata de um tema separado do acordo nuclear entre o Irã e as grandes potências.

Acompanhe tudo sobre:ArmasÁsiaIrã - País

Mais de Mundo

Lula e Biden dizem que situação na Venezuela é momento crítico para o hemisfério

Peru reconhece Edmundo González Urrutia como presidente eleito da Venezuela, diz chanceler

Casa Branca afirma que repressão a protestos na Venezuela é 'inaceitável'

Senado dos EUA aprova projeto de lei para proteger crianças na internet

Mais na Exame