Mundo

Turquia promulga reforma que elimina imunidade parlamentar

Atualmente, 138 deputados de um total de 550, pertencentes a todos os partidos, podem ser processados após a perda da imunidade parlamentar


	Deputados turcos: atualmente, 138 deputados de um total de 550, pertencentes a todos os partidos, podem ser processados após a perda da imunidade parlamentar
 (Getty Images)

Deputados turcos: atualmente, 138 deputados de um total de 550, pertencentes a todos os partidos, podem ser processados após a perda da imunidade parlamentar (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de junho de 2016 às 09h04.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, promulgou a reforma constitucional que suprime a imunidade parlamentar e abre caminho para possíveis processos de dezenas de deputados da oposição pró-curda, anunciou o governo.

A reforma, apresentada pelo Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) de Erdogan, havia sido aprovada pelo Parlamento no dia 20 de maio.

Os deputados do Partido Democrático dos Povos (HDP), pró-curdo e terceira força política do país, denunciou uma manobra de Erdogan para expulsá-los do Parlamento.

Erdogan acusa o HDP de ser a vitrine política do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que o governo turco considera uma organização terrorista.

O PKK retomou em 2015 a luta armada contra o poder central turco, após dois anos de trégua.

Atualmente, 138 deputados de um total de 550, pertencentes a todos os partidos, podem ser processados após a perda da imunidade parlamentar.

Entre eles estão 50 dos 59 deputados do HDP.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCâmara dos DeputadosEuropaPolítica no BrasilTurquia

Mais de Mundo

Órgãos de saúde pedem mais medidas de controle após 1º caso de mpox na Europa

Com novas sanções, Rússia não consegue usar nem bancos da China; entenda

Trump tem renda de US$ 513 milhões com resorts e outros imóveis, diz relatório

Maduro chama Javier Milei de 'fracasso como economista e presidente' da Argentina

Mais na Exame