Mundo

Turnbull toma posse como primeiro-ministro da Austrália

Malcolm Turnbull, que passa a ser o 29º chefe de governo da Austrália, prestou juramento diante do representante da rainha Elizabeth II na Austrália


	Primeiro-ministro australiano, Malcom Turnbull, e a vice do partido liberal, Julie Bishop: "Precisamos de apoio, e não de mais slogans", explicou Turnbull
 (Reuters / Lukas Coch)

Primeiro-ministro australiano, Malcom Turnbull, e a vice do partido liberal, Julie Bishop: "Precisamos de apoio, e não de mais slogans", explicou Turnbull (Reuters / Lukas Coch)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de setembro de 2015 às 08h37.

O ex-banqueiro e advogado Malcolm Turnbull tomou posse nesta terça-feira como primeiro-ministro da Austrália, horas após aprovar um voto de censura contra seu predecessor, Tony Abbott.

Malcolm Turnbull, que passa a ser o 29º chefe de governo da Austrália, prestou juramento diante do representante da rainha Elizabeth II na Austrália, o governador-geral Peter Cosgrove, em Canberra.

Turnbull, 60, explicou na véspera que promoveu o processo para depor Abbott por conta da crescente impopularidade do chefe de Governo, o que aumentava as possibilidades de derrota nas próximas eleições, previstas para 2017.

"Precisamos de apoio, e não de mais slogans", explicou Turnbull depois de ser eleito. "Neste país precisamos ter uma visão econômica e precisamos tê-la já. Precisamos de uma liderança que explique os grandes desafios e oportunidades que enfrentamos".

A Austrália enfrenta uma desaceleração de sua economia, pela queda dos preços das matérias primas, que constituem uma importante parcela de suas exportações.

Segundo a formação atual do Parlamento, o líder do partido liberal, que é a principal da coalizão conservadora no poder, atua como primeiro-ministro.

Turnbull, um ex-jornalista que se converteu em executivo, famoso por ter realizado muitos investimentos no setor das novas tecnologias, era há tempos o principal rival de Abbott.

Acompanhe tudo sobre:AustráliaChefesGovernoPaíses ricos

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia