Mundo

Tufão Noru causa inundações e deixa dois mortos no Japão

Grande parte do oeste e do centro do Japão estão em alerta devido ao fenômeno meteorológico

Fortes ondas no Japão: às 18h local (6h, em Brasília), Noru encontrava-se na prefeitura de Wakayama e avançava a 20 km/h em direção nordeste (Foto/Reuters)

Fortes ondas no Japão: às 18h local (6h, em Brasília), Noru encontrava-se na prefeitura de Wakayama e avançava a 20 km/h em direção nordeste (Foto/Reuters)

E

EFE

Publicado em 7 de agosto de 2017 às 09h28.

Tóquio - O tufão Noru fez estragos nesta segunda-feira com chuvas torrenciais e fortes ventos em sua passagem pelo sul e oeste do arquipélago japonês, deixando pelo menos dois mortos, 20 feridos e milhares de evacuados.

Grande parte do oeste e do centro do Japão estão em alerta devido a este fenômeno meteorológico e à possibilidade de inundações, deslizamentos de terras e transbordamentos de rios.

Às 18h local (6h, em Brasília), Noru, o quinto tufão da temporada no Pacífico, encontrava-se na prefeitura de Wakayama (oeste) e avançava a 20 km/h em direção nordeste, segundo a Agência Meteorológica japonesa (JMA).

Por enquanto há registros de dois mortos e 20 feridos em diversos acidentes relacionados com o temporal, a maioria deles nas prefeituras de Kagoshima e Miyazaki.

Cerca de 500 voos domésticos foram cancelados durante o dia nos aeroportos de Kansai (prefeitura de Osaka) e Haneda (Tóquio), entre outros que conectam o sul com o oeste e o centro do país.

O tufão deixou chuvas acumuladas de 300 milímetros nas prefeituras de Kochi e Tokushima, na ilha de Shikoku, enquanto em Osaka houve precipitações de 100 milímetros por hora.

As autoridades recomendaram, além disso, a evacuação de mais de 100 mil pessoas no oeste do arquipélago, enquanto cerca de 10 mil lares ficaram sem fornecimento elétrico.

A JMA prevê que o tufão se desloque pelo centro de Japão nos próximos dias e se aproxime da Área Metropolitana de Tóquio.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEnchentesJapãoMortes

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia