Filipinas: ondas destrutivas de até seis metros podem atingir vilarejos no caminho do tufão (Twitter/PAGASA-DOST/Reprodução)
Reuters
Publicado em 14 de setembro de 2018 às 16h11.
Manila - Autoridades das Filipinas esvaziaram mais áreas nesta sexta-feira e advertiram cerca de 5,2 milhões de pessoas que moram no provável caminho de um poderoso tufão, à medida que o país se prepara para fortes chuvas e prováveis danos a infraestruturas e plantações.
O tufão Mangkhut deve atravessar a ponta norte das Filipinas na manhã de sábado, com ventos de 205 km/h e rajadas de até 255 km/h, que tem mantido desde que atingiu a Micronésia no início da semana.
Mais de 9 mil pessoas foram transferidas para abrigos temporários à medida que o Mangkhut, conhecido localmente como Ompong, se aproxima das províncias produtoras de arroz e milho de Cagayan e Isabela, onde o tufão deve chegar na madrugada de sábado.
Meteorologistas advertiram sobre o risco de ondas destrutivas de até seis metros atingirem vilarejos no caminho do tufão.
"Meu pedido é que precisamos prestar atenção nas recomendações das autoridades. Fiquem dentro de casa", disse o assessor presidencial Francis Tolentino, principal coordenador do governo para desastres.