Mundo

Tsunami chega debilitado à costa de Taiwan

Segundo o Serviço Meteorológico Central da ilha, maré não superou os 50 centímetros

Resgate após o terremoto no Japão: Taiwan chegou a suspender atividades portuárias (Toshifumi Kitamura/AFP)

Resgate após o terremoto no Japão: Taiwan chegou a suspender atividades portuárias (Toshifumi Kitamura/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de março de 2011 às 08h36.

Taipé - O tsunami desencadeado por um terremoto de 8,8 graus de intensidade no nordeste do Japão chegou debilitado a Taiwan, com ondas de até meio metro no nordeste e leste, onde a atividade laboral foi interrompida e embarcações evacuadas.

"Não foi tão forte como se esperava e a maré não superou os 50 centímetros", disse o diretor do Serviço Meteorológico Central (SMC) da ilha, Kuo Kai-men, em entrevista coletiva.

A ilha estava em alerta e preparada para ondas de até um metro de altura, mas na maioria do litoral não superaram os 20 centímetros, segundo dados do SMC.

Nas cidades da região mais afetada, a portuária de Keelung ao norte e as de Hualian e Taitung ao nordeste e leste, os Governos locais suspenderam a atividade pesqueira, laboral e educativa, e organizaram centros de prevenção.

O trânsito nas estradas litorâneas foi interrompido no norte e leste da ilha, além das ligações ferroviárias nas zonas afetadas, informou o Centro Nacional de Desastres.

O presidente taiuanês, Ma Ying-jeou, convocou o Centro Nacional de Prevenção de Desastres, e pediu que se fizesse todo o possível "para minimizar os danos" do tsunami à ilha, solicitando à população que não se aproximasse do litoral e tomasse precauções.

A empresa de energia elétrica estatal Taipower anunciou o estado de alerta em sua usina nuclear de Kungliao, no nordeste de Taiwan, onde foram tomadas medidas de emergência, e assegurou que não haverá problemas, a menos que as ondas superem os 12 metros de altura.

As linhas aéreas taiuanesas China Airlines e Eva Airways e a tailandesa Thai Airways anunciaram a suspensão de oito voos para o Japão, devido ao terremoto.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisGestão pública

Mais de Mundo

Governo de Milei rejeita decisão da Venezuela de revogar representação brasileira na embaixada

Mujica passa por procedimento cirúrgico ligado a efeitos colaterais de radioterapia

Brasil afirma só vai deixar embaixada da Argentina na Venezuela após escolha de país substituto

Venezuela determina que Brasil deixe a custódia da embaixada da Argentina

Mais na Exame