Mundo

TSE nega multa a Google por propaganda pró-Dilma

Ministério Público Eleitoral também havia pedido a punição contra o dono do blog Os Amigos do Presidente Lula

Blog Amigos do Presidente Lula, onde havia um link para ´Comunidade Oficial dos Amigos da Presidente Dilma` (.)

Blog Amigos do Presidente Lula, onde havia um link para ´Comunidade Oficial dos Amigos da Presidente Dilma` (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Brasília - O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Henrique Neves negou aplicação de multa contra a Google Brasil Internet e José Augusto Aguiar Duarte por conta de suposta propaganda eleitoral fora de época a favor da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. De acordo com a corte, o Ministério Público Eleitoral (MPE) havia pedido a punição contra o dono do blog osamigosdopresidentelula e a empresa hospedeira do site com a alegação de que em cada página do blog existe um link para a "Comunidade oficial dos amigos da presidente Dilma" com objetivo de divulgar a campanha eleitoral.

O MPE afirmou que o link e matérias favoráveis ao governo Luiz Inácio Lula da Silva caracterizam propaganda antecipada - pela Lei das Eleições (Lei 9504/97), a propaganda só é permitida a partir do dia 5 de julho. "Essa seleção (de conteúdo favorável a Lula), contudo, não caracteriza, por si, propaganda eleitoral antecipada. Se assim fosse, as matérias originais também caracterizariam irregularidade, quando, na verdade, representam a livre expressão do pensamento e a liberdade de imprensa", afirmou Neves.

De acordo com o TSE, o MPE pediu à Justiça Eleitoral a retirada do site do ar e a suspensão do acesso de todo conteúdo. Porém, na decisão, o ministro recusou a suspensão do conteúdo do blog porque, chegado o dia 6 de julho, o pedido não fazia mais sentido, já que a propaganda estava liberada.

Duarte respondeu a ação do MPE com base no inciso IV do artigo 5º da Constituição. "Exatamente nesse contexto de ampla e constitucional liberdade de expressão e de informação, exercida através de um meio extremamente democrático - internet - é que foram e são lançados os mais diversos comentários de identificação e apoio ao presidente Lula, bem como a reprodução de matérias jornalísticas veiculadas pela imprensa nacional."

Já o Google informou que "não exerce controle preventivo ou monitoramento sobre o conteúdo das páginas pessoais criadas pelos usuários", e que os blogueiros têm total ingerência sobre o conteúdo de seus sites.

Leia mais notícias sobre Dilma Rousseff ou Eleições 2010

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffEleiçõesEleições 2010EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleLuiz Inácio Lula da SilvaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresTecnologia da informação

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal