Mundo

Trump vai se reunir com Juncker e Tusk em Bruxelas, diz porta-voz

Autoridades europeias se esforçaram para marcar os encontros, após críticas de Trump ao bloco

Donald Trump: ontem, a Casa Branca divulgou detalhes da primeira viagem ao exterior do presidente (Jonathan Ernst/Reuters)

Donald Trump: ontem, a Casa Branca divulgou detalhes da primeira viagem ao exterior do presidente (Jonathan Ernst/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 5 de maio de 2017 às 09h59.

Bruxelas - As principais autoridades da União Europeia irão se reunir com o presidente dos EUA, Donald Trump, durante sua visita a Bruxelas neste mês, segundo uma porta-voz.

Antes da reunião de líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), em 25 de maio, Trump terá encontros com os presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk, e da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

As autoridades europeias se esforçaram para marcar os encontros, após comentários de Trump e de outros dirigentes americanos que foram considerados de crítica ao bloco.

Trump foi um defensor declarado do Brexit - como é conhecido o processo de retirada do Reino Unido da UE - durante a campanha eleitoral e a Casa Branca já acusou a Alemanha de utilizar o euro para impulsionar suas exportações.

Mais recentemente, porém, Washington tem adotado tom mais conciliatório. Em fevereiro, por exemplo, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, teve um encontro amigável com Tusk.

Ontem, a Casa Branca divulgou detalhes da primeira viagem ao exterior de Trump, que incluirá passagens pela Arábia Saudita, Israel, Roma, Bruxelas e Sicília, onde está previsto um encontro do grupo dos sete país mais industrializados (G-7).

Os encontros de Trump com Juncker e Tusk foram anunciados hoje por uma porta-voz da UE no Twitter. A questão do comércio deverá ser o principal assunto das conversas, mas o destino do acordo climático de Paris também deverá ser abordado, uma vez que o governo americano considera a possibilidade de abandonar o pacto.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)União Europeia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia