Mundo

Trump vai receber Zelensky na Casa Branca nesta sexta-feira

Líder ucraniano discutirá com Trump medidas de defesa e reconstrução energética após ataques russos

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 14 de outubro de 2025 às 07h20.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta segunda-feira, 13, que receberá seu par ucraniano Volodimir Zelensky na sexta-feira na Casa Branca, na que será sua terceira visita aos Estados Unidos desde o retorno do republicano ao poder.

"Eu acho que sim", respondeu o republicano nesta segunda diante da pergunta de uma jornalista sobre se receberia o presidente ucraniano na sexta-feira, durante o voo de volta a Washington vindo do Oriente Médio, em sua tentativa de pôr fim à guerra em Gaza.

Zelensky busca apoio militar e energético em Washington

"Vou me reunir com o presidente Trump em Washington esta semana", declarou Zelensky mais cedo, em uma coletiva de imprensa conjunta com a chefe da diplomacia europeia, Kaja Kallas, em Kiev.

"Precisamos discutir uma série de medidas que quero propor ao presidente [Trump]", acrescentou, ao detalhar que também teria "outras reuniões" com funcionários americanos.

Em particular, mencionou encontros com representantes de empresas militares e legisladores do Congresso dos EUA.

"O tema principal será a defesa antiaérea, mas também terei encontros com empresas do setor energético", continuou Zelensky.

Nos últimos dias, a Ucrânia foi alvo de novas ondas de bombardeios russos contra sua infraestrutura energética, o que ameaça deixar milhares de ucranianos sem luz nem calefação com a aproximação do inverno no hemisfério norte.

Em 18 de agosto, Trump recebeu Zelensky na Casa Branca, após uma reunião com o presidente russo Vladimir Putin no Alasca.

A cordialidade deste encontro contrastou com o anterior, em fevereiro, quando Trump e seu vice-presidente J.D. Vance tentaram humilhar publicamente o líder ucraniano.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpVolodymyr-ZelenskyUcrâniaRússia

Mais de Mundo

Maduro recebe enviado de Xi Jinping em meio a tensão com os EUA

Camboja acusa Tailândia de anexar vila na fronteira após trégua

Crise com EUA sobre canal foi superada, diz presidente do Panamá

Quantos anos você teria na Coreia do Sul?