Mundo

Trump substitui advogado da Casa Branca em investigação sobre Rússia

Emmet Flood substiui Ty Cobb em processo que investiga suposta interferência russa na eleição norte-americana de 2016

Trump: novo advogado irá representar o presidente e o governo contra a "caça às bruxas russa", segundo porta-voz da Casa Branca (/Joshua Roberts/Reuters)

Trump: novo advogado irá representar o presidente e o governo contra a "caça às bruxas russa", segundo porta-voz da Casa Branca (/Joshua Roberts/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 2 de maio de 2018 às 21h33.

O advogado Emmet Flood, que aconselhou o ex-presidente Bill Clinton em procedimentos de impeachment, irá auxiliar o presidente Donald Trump com a investigação do procurador especial Robert Mueller sobre o papel da Rússia na eleição norte-americana de 2016, substituindo Ty Cobb, disse nesta quarta-feira a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

A mudança mais recente de advogado acontece num momento em que parece estar se aproximando a questão de se Trump irá concordar com um interrogatório com Mueller.

O advogado John Dowd, que deixou a equipe legal externa de Trump há mais de um mês, disse na terça-feira que em março Mueller havia ameaçado intimar Trump a prestar depoimento caso ele não conversasse com investigadores.

Flood irá "representar o presidente e o governo contra a caça às bruxas russa", disse Sanders. "Ty Cobb, um amigo do presidente, que fez um trabalho incrível, irá se aposentar no final do mês".

Cobb e Flood não responderam imediatamente a pedidos de comentários.

Mueller está investigando envolvimento da Rússia na eleição norte-americana de 2016, um inquérito que inclui se a campanha de Trump conspirou com Moscou e possível obstrução de justiça cometida por Trump, entre outras coisas.

A Rússia tem negado interferência na eleição, apesar de conclusões de agências da inteligência dos EUA, e Trump tem negado que houve qualquer conluio entre sua campanha e Moscou.

No ano passado, Flood rejeitou um cargo na equipe da Casa Branca que no final foi para Cobb, informou a Reuters em julho. Ele se encontrou com Trump em março sobre auxiliar o governo com a investigação sobre a Rússia, embora a posição estivesse incerta, disse uma pessoa com conhecimento do assunto à Reuters na época.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleiçõesEstados Unidos (EUA)Rússia

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua