Mundo

Trump se pronuncia após ser atingido na cabeça em comício na Pensilvânia

Trump foi atingido de raspão na orelha e, na sequência, escoltado por seguranças e retirado do palco. Ele foi levado ao hospital e passa bem. 

Donald Trump é retirado de comício após som de tiros em Butler, Pensilvânia (Anna Moneymaker/AFP)

Donald Trump é retirado de comício após som de tiros em Butler, Pensilvânia (Anna Moneymaker/AFP)

Isabela Rovaroto
Isabela Rovaroto

Repórter de Negócios

Publicado em 13 de julho de 2024 às 22h03.

Última atualização em 13 de julho de 2024 às 22h12.

O ex-presidente americano Donald Trump se pronunciou após ser atingido na cabeça durante um comício na cidade de Butler, estado da Pensilvânia, neste sábado,13.

O candidato republicano discursava para seus eleitores quando tiros foram disparados. Trump foi atingido de raspão na orelha e, na sequência, escoltado por seguranças e retirado do palco. Ele foi levado ao hospital e passa bem.

Ele escreveu nas redes sociais: "Eu quero agradecer ao serviço secreto americano e à polícia por sua rápida reação no tiroteio que aconteceu em Butler, Pensilvânia. Mais importante, eu mando minhas condolências para a família da pessoa que foi morta no comício e também à família da outra pessoa que ficou gravemente ferida."

"É inacreditável que algo assim possa acontecer no nosso país. Até agora nada se sabe sobre o atirador, que está morto."

"Eu levei um tiro que atingiu o pedaço superior da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado quando ouvi um zumbido, tiros e imediatamente senti a bala rasgando a pele. Sangrou muito, e aí me dei conta do que estava acontecendo."

Trump se pronuncia após ser atingido na cabeça em comício

O que se sabe sobre o ataque a Trump?

O incidente aconteceu pouco após Trump começar seu discurso no comício. Foi possível ouvir um som que lembrava o de tiros. Em seguida, o ex-presidente e a plateia se abaixaram. Ao se levantar, foi possível ver que o ex-presidente tinha um ferimento que sangrava, na orelha. Ele saudou os espectadores enquanto era retirado.

Após o suposto ataque, Richard Goldlinger, procurador do condado de Butler, informou que o homem suspeito de atirar no ex-presidente foi morto. Segundo a agência Associated Press, Goldlinger disse ainda que um espectador do comício também foi morto.

Mais de 50 mil pessoas estavam na região por conta do evento, segundo o New York Times. A cidade de Butler tem apenas 13 mil habitantes. Vídeos circulam nas redes sociais mostrando o momento em que o ex-presidente americano foi atingido. Confira:

Um homem suspeito de atirar no ex-presidente Donald Trump durante um comício na tarde deste sábado, 13, foi morto, disse Richard Goldlinger, procurador do condado de Butler, onde o ataque ocorreu.

Autoridades se pronunciaram sobre o ocorrido. O presidente americano Biden disse estar grato em saber que Trump está bem, enquanto Lula condenou o ataque no comício.

Acompanhe tudo sobre:Eleições EUA 2024

Mais de Mundo

Biden se pronuncia sobre tiroteio no comício de Trump: "Estou grato em saber que ele está bem"

'Atentado contra Trump deve ser repudiado', diz Lula sobre tiros durante comício

Ataque a Trump: Cidade que receberá convenção republicana está 'sitiada', com segurança reforçada

Suspeito de atirar em Trump durante comício foi morto, diz procurador

Mais na Exame