Mundo

Trump se pronuncia após ser atingido na cabeça em comício na Pensilvânia

Trump foi atingido de raspão na orelha e, na sequência, escoltado por seguranças e retirado do palco. Ele foi levado ao hospital e passa bem. 

Donald Trump é retirado de comício após som de tiros em Butler, Pensilvânia (Anna Moneymaker/AFP)

Donald Trump é retirado de comício após som de tiros em Butler, Pensilvânia (Anna Moneymaker/AFP)

Isabela Rovaroto
Isabela Rovaroto

Repórter de Negócios

Publicado em 13 de julho de 2024 às 22h03.

Última atualização em 13 de julho de 2024 às 22h12.

O ex-presidente americano Donald Trump se pronunciou após ser atingido na cabeça durante um comício na cidade de Butler, estado da Pensilvânia, neste sábado,13.

O candidato republicano discursava para seus eleitores quando tiros foram disparados. Trump foi atingido de raspão na orelha e, na sequência, escoltado por seguranças e retirado do palco. Ele foi levado ao hospital e passa bem.

Ele escreveu nas redes sociais: "Eu quero agradecer ao serviço secreto americano e à polícia por sua rápida reação no tiroteio que aconteceu em Butler, Pensilvânia. Mais importante, eu mando minhas condolências para a família da pessoa que foi morta no comício e também à família da outra pessoa que ficou gravemente ferida."

"É inacreditável que algo assim possa acontecer no nosso país. Até agora nada se sabe sobre o atirador, que está morto."

"Eu levei um tiro que atingiu o pedaço superior da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado quando ouvi um zumbido, tiros e imediatamente senti a bala rasgando a pele. Sangrou muito, e aí me dei conta do que estava acontecendo."

Trump se pronuncia após ser atingido na cabeça em comício

O que se sabe sobre o ataque a Trump?

O incidente aconteceu pouco após Trump começar seu discurso no comício. Foi possível ouvir um som que lembrava o de tiros. Em seguida, o ex-presidente e a plateia se abaixaram. Ao se levantar, foi possível ver que o ex-presidente tinha um ferimento que sangrava, na orelha. Ele saudou os espectadores enquanto era retirado.

Após o suposto ataque, Richard Goldlinger, procurador do condado de Butler, informou que o homem suspeito de atirar no ex-presidente foi morto. Segundo a agência Associated Press, Goldlinger disse ainda que um espectador do comício também foi morto.

Mais de 50 mil pessoas estavam na região por conta do evento, segundo o New York Times. A cidade de Butler tem apenas 13 mil habitantes. Vídeos circulam nas redes sociais mostrando o momento em que o ex-presidente americano foi atingido. Confira:

Um homem suspeito de atirar no ex-presidente Donald Trump durante um comício na tarde deste sábado, 13, foi morto, disse Richard Goldlinger, procurador do condado de Butler, onde o ataque ocorreu.

Autoridades se pronunciaram sobre o ocorrido. O presidente americano Biden disse estar grato em saber que Trump está bem, enquanto Lula condenou o ataque no comício.

Acompanhe tudo sobre:Eleições EUA 2024

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia