Mudanças climáticas: O conselheiro de Trump disse, ainda, que "seria difícil parar todos os programas em curso da Nasa, mas os programas futuros devem, definitivamente, ser acompanhados por outras agências" (klemas/Creative Commons)
Estadão Conteúdo
Publicado em 23 de novembro de 2016 às 15h39.
São Paulo - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pode encerrar as pesquisas sobre mudanças climáticas conduzidas pela Nasa, a agência espacial americana, como parte de uma repressão à "ciência politizada", de acordo com o jornal britânico The Guardian.
Segundo a publicação, a divisão de Ciências da Terra da Nasa poderia ter seu financiamento cortado. Com isso, algumas pesquisas da Nasa sobre temperatura, gelo, nuvens e outros fenômenos climáticos chegariam ao fim.
Um dos conselheiros da campanha de Trump, Bob Walker, afirmou ao Guardian que não há necessidade de a Nasa fazer um "monitoramento ambiental politicamente correto".
Walker disse que "vemos a Nasa em papel de exploração. A ciência da Terra está melhor colocada em outras agências, em que essa seria a principal missão".
O conselheiro de Trump disse, ainda, que "seria difícil parar todos os programas em curso da Nasa, mas os programas futuros devem, definitivamente, ser acompanhados por outras agências. Acredito que a pesquisa climática é necessária, mas tem sido fortemente politizada, o que tem minado muito do trabalho que os pesquisadores estão fazendo. As decisões de Trump serão baseadas na ciência sólida, não na ciência politizada".