Mundo

Trump irá a Peru e Colômbia em 1ª visita à América Latina

Cúpula das Américas reúne a cada três anos os presidentes do continente americano, e o governo dos EUA não tinha confirmado se Trump compareceria

Trump: um dos principais assuntos destes compromissos será a crise na Venezuela, um tema que foi o foco de quase todas as conversas de Trump com governantes do continente (Joshua Roberts/Reuters)

Trump: um dos principais assuntos destes compromissos será a crise na Venezuela, um tema que foi o foco de quase todas as conversas de Trump com governantes do continente (Joshua Roberts/Reuters)

E

EFE

Publicado em 9 de março de 2018 às 19h06.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, participará da Cúpula das Américas que será realizada no Peru em abril, e depois fará uma visita oficial à Colômbia, marcando assim sua primeira viagem à América Latina desde que chegou ao poder, há mais de um ano, informaram nesta sexta-feira à Agência Efe fontes diplomáticas.

Ainda não foram revelados pela Casa Branca os detalhes da agenda de Trump na Cúpula das Américas, que acontecerá em Lima nos dias 13 e 14 de abril, e da ida à Colômbia.

A Cúpula das Américas reúne a cada três anos os presidentes do continente americano, e o governo dos EUA não tinha confirmado até agora se Trump planejava comparecer.

Previsivelmente, um dos principais assuntos destes compromissos será a crise na Venezuela, um tema que foi o foco de quase todas as conversas de Trump com governantes do continente.

A visita à Colômbia, país que mais recebe imigrantes venezuelanos que fogem da crise, era cogitada há meses, mas se concretizou na semana passada durante um encontro em Bogotá entre o subsecretário de Estado para Assuntos Políticos dos EUA, Thomas Shannon, disseram à Efe fontes diplomáticas.

Nesta quarta-feira, Trump falou por telefone sobre a cúpula com o presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, que será o anfitrião, e também debateu a situação na Venezuela.

Os Estados Unidos apoiaram a decisão do Peru de retirar o convite ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro, para a cúpula, por impedir a realização de eleições democráticas em seu país, mas vários países latino-americanos estão solicitando a reconsideração dessa postura.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Bastidores: Caracas tem clima tenso nas ruas e opositores evitam sair de casa com medo de sequestros

Após Trump ameaçar tomar Groenlândia, Dinamarca diz "estar aberta ao diálogo" sobre Ártico

Incêndios florestais da Califórnia são visíveis para passageiros pousando em Los Angeles; veja vídeo

China intensifica esforços de resgate após terremoto que deixou 126 mortos no Tibete