Mundo

Trump diz que salvou a frase "Feliz Natal" de ataques

Trump é crítico do uso de "Boas Festas" como cumprimento padrão para respeitar as outras religiões que não comemoram o Natal

Donald Trump durante uma tradição de Natal, segundo a qual o presidente dos EUA liga para crianças do "telefone do Papai Noel" (REUTERS/Carlos Barria/Reuters)

Donald Trump durante uma tradição de Natal, segundo a qual o presidente dos EUA liga para crianças do "telefone do Papai Noel" (REUTERS/Carlos Barria/Reuters)

E

EFE

Publicado em 25 de dezembro de 2017 às 13h12.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira que "liderou a causa" contra o "ataque" à frase "Feliz Natal" e as pessoas estão orgulhosas de dizer esta "querida e bela frase".

"As pessoas estão orgulhosas de dizer 'Feliz Natal' de novo. Estou orgulhoso de ter liderado a causa contra o ataque à nossa querida e bela frase. FELIZ NATAL!!!", escreveu Trump em sua conta no Twitter.

O presidente americano criticou de forma veemente o uso de "Boas Festas" ao invés de "Feliz Natal" como uma falta de respeito aos valores religiosos, e culpou os progressistas pelo que, segundo sua opinião, é um retrocesso.

Os movimentos conservadores e evangélicos, que fazem parte da base de Trump, alertaram sobre uma suposta "guerra contra o Natal" por parte dos setores seculares da sociedade e o politicamente correto.

Ontem, em sua tradicional mensagem às tropas americanas desdobradas no exterior, o presidente ressaltou que "estamos dizendo de novo 'Feliz Natal' muito orgulhosamente".

Trump lamentou que a onda contra o Natal tenha sido gerada durante os dois mandatos do seu antecessor, Barack Obama (2009-2017), embora o ex-presidente utilizasse habitualmente a expressão.

O presidente americano se encontra em sua residência privada de Mar-a-Lago, na Flórida, onde passa as férias natalinas com a família.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Donald TrumpNatal

Mais de Mundo

Brasil lidera ranking mundial de assassinatos de pessoas trans

França debate proibição de redes sociais para menores de 15 anos

Trump ameaça aumentar em 25% tarifas para produtos da Coreia do Sul

Maioria dos americanos reprova política de imigração de Trump, diz pesquisa Reuters/Ipsos