Mundo

Trump diz que pode aliviar sanções à Síria

Trump acrescentou que discutiu o assunto com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan

Trump: as novas autoridades sírias exigem o levantamento das sanções internacionais impostas durante o governo de al-Assad (Jim Watson/AFP)

Trump: as novas autoridades sírias exigem o levantamento das sanções internacionais impostas durante o governo de al-Assad (Jim Watson/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 12 de maio de 2025 às 13h02.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (12) que considera aliviar as sanções à Síria, que busca se reconstruir após mais de uma década de guerra civil.

"Teremos que tomar uma decisão sobre as sanções, que podemos muito bem aliviar. Poderíamos removê-las da Síria porque queremos dar a eles um novo começo", disse Trump a repórteres na Casa Branca antes de partir para o Oriente Médio.

Trump acrescentou que discutiu o assunto com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

A Turquia e o Catar estão entre os principais apoiadores das novas autoridades islamistas que tomaram o poder após derrubar Bashar al-Assad em 8 de dezembro, após quase 14 anos de guerra civil.

Durante meses, as novas autoridades sírias exigem o levantamento das sanções internacionais impostas durante o governo de al-Assad.

Vários países ocidentais, especialmente europeus, flexibilizaram as sanções. Enquanto isso, Washington declarou que não as suspenderá até que haja progressos, especialmente na luta contra o "terrorismo".

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpSíriaOriente Médio

Mais de Mundo

Dinamarca anuncia envio de unidade de elite para a Groenlândia

Vendas no varejo chinês atingem RMB 50,1 trilhões em 2025

Receita da indústria digital da China deve atingir RMB 38 trilhões em 2025

Trump diz que chegou a 'acordo' com a Otan sobre a Groenlândia e recua em tarifas à Europa