Mundo

Trump diz que Joe Biden tem "baixo coeficiente intelectual"

Trump criticou o ex-vice-presidente de Obama, depois que o democrata disse por engano que faz parte dos pré-candidatos à presidência sem anuncio oficial

DONALD TRUMP: “O Congresso tem a liberdade de passar a resolução e eu tenho o dever de vetá-la” / REUTERS/Jonathan Ernst (Jonathan Ernst/Reuters)

DONALD TRUMP: “O Congresso tem a liberdade de passar a resolução e eu tenho o dever de vetá-la” / REUTERS/Jonathan Ernst (Jonathan Ernst/Reuters)

E

EFE

Publicado em 18 de março de 2019 às 12h07.

Última atualização em 26 de abril de 2019 às 16h34.

Washington — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou esta segunda-feira o ex-vice-presidente Joe Biden, seu possível rival nas eleições de 2020, e afirmou que tem um "baixo coeficiente intelectual", depois que o democrata teve um lapso durante o final de semana.

"Joe Biden ficou sem fala durante o final de semana quando não pôde pronunciar-se adequadamente sobre sua decisão de se candidatar para presidente. Acostumem-se, outro indivíduo com baixo coeficiente intelectual!", escreveu Trump em sua conta do Twitter.

Trump criticou Biden, que foi vice-presidente de Barack Obama (2009-2017), depois que o político democrata disse por engano neste final de semana que faz parte dos pré-candidatos à presidência dos EUA, apesar de ainda não ter anunciado suas aspirações de maneira oficial.

"Tenho o expediente mais progressivo do que qualquer um que esteja concorrendo (pela indicação democrata à presidência)", declarou Biden em um evento do Partido Democrata de Delaware.

"De qualquer que um possa concorrer", retificou imediatamente.

Por enquanto, as pesquisas em nível nacional para a indicação democrata apontam Biden como favorito, apesar de ainda não estar oficialmente na disputa.

No entanto, muitos meios de comunicação americanos indicaram que o suposto erro do ex-vice-presidente na sua resposta a uma pergunta do público foi premeditado e que Biden quis analisar a resposta midiática e pública ao anúncio.

Se anunciar sua candidatura, Biden se somaria aos senadores Benrie Sanders, Elizabeth Warren, Kamala Harris, Cory Booker e Amy Klobuchar, entre outros, como pré-candidatos do Partido Democrata em 2020.

O ex-congressista estadual pelo Texas Beto O'Rourke foi o último a somar-se a esse lista na quinta-feira passada.

O Partido Democrata escolheu a cidade de Milwaukee (Wisconsin) para realizar a convenção nacional na qual se decidirá quem será seu candidato presidencial nas eleições de 2020.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Joe BidenPartido Democrata (EUA)

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame