Mundo

Trump diz que 'anexar' Canadá ao território americano é ‘excelente ideia'

Pesquisa da semana passada mostrou que 13% dos canadenses apoiam mudança

Donald Trump: proposta de anexação do Canadá ao território americano gera controvérsias (Andrew Harnik/AFP)

Donald Trump: proposta de anexação do Canadá ao território americano gera controvérsias (Andrew Harnik/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 15h59.

Última atualização em 19 de dezembro de 2024 às 16h05.

Tudo sobreDonald Trump
Saiba mais

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a causar polêmica ao propor a anexação do Canadá como o 51º estado americano. Durante uma publicação na Truth Social, Trump afirmou: “Muitos canadenses querem que o Canadá se torne o 51º estado. Eles economizariam enormemente em impostos e proteção militar. Acho que é uma ótima ideia. Estado 51!!!”

A sugestão ocorre em um momento delicado para o Canadá, que enfrenta uma crise política interna. A renúncia do número dois do governo, na segunda-feira, expôs divergências entre os líderes sobre a iminente guerra econômica com os EUA.

Uma pesquisa do Leger Institute mostrou que apenas 13% dos canadenses apoiam a ideia. Apesar disso, a fala de Trump, originalmente feita em um jantar com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, em novembro, continua repercutindo.

Durante a conversa, Trump teria brincado que, se o Canadá não aceitar as tarifas de 25% sobre suas exportações, “deverá ser absorvido pelos Estados Unidos”. Posteriormente, ele passou a se referir a Trudeau como “governador”, em uma aparente provocação.

A proposta de aumento das tarifas afetaria severamente a economia canadense, que depende dos Estados Unidos para 75% de suas exportações. Quase 2 milhões de empregos no Canadá estão ligados a esse mercado, uma preocupação central para os líderes políticos do país.

Respostas do governo canadense

Apesar do tom provocativo de Trump, o governo canadense busca manter o diálogo. O novo ministro da Economia, Dominic LeBlanc, afirmou que as conversas com a equipe do presidente eleito foram “produtivas”.

Além disso, o ministro da Imigração, Marc Miller, anunciou um plano de 1,3 bilhões de dólares canadenses para fortalecer a segurança nas fronteiras, atendendo parcialmente às demandas americanas.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Brasil lidera ranking mundial de assassinatos de pessoas trans

França debate proibição de redes sociais para menores de 15 anos

Trump ameaça aumentar em 25% tarifas para produtos da Coreia do Sul

Maioria dos americanos reprova política de imigração de Trump, diz pesquisa Reuters/Ipsos