Trump confirma plano de retirada dos EUA de tratado nuclear com a Rússia
Os laços entre Washington e Moscou estão sob profunda pressão por causa das acusações de interferência russa nas eleições
AFP
Publicado em 21 de outubro de 2018 às 10h34.
O presidente Donald Trump confirmou neste sábado que os Estados Unidos planejam abandonar um tratado histórico de armas nucleares com a Rússia , por Moscou ter violado o acordo.
"A Rússia não aderiu ao acordo. Portanto, iremos rescindi-lo", afirmou Trump a jornalistas em Elko, Nevada, onde participou de um ato eleitoral.
O Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF, sigla em inglês) foi assinado pelo presidente Ronald Reagan em 1987.
"A Rússia violou o acordo. Ele está sendo violado há muitos anos. Não sei por que o presidente Obama não negociou, nem se retirou. E não iremos deixar que eles violem um acordo nuclear e saiam e produzam armas que a nós não é permitido", assinalou.
Trump discursou enquanto seu assessor de segurança nacional, John Bolton, encontrava-se em Moscou para se reunir com o chanceler da Rússia, Sergei Lavrov.
Os laços entre Washington e Moscou estão sob profunda pressão por causa das acusações de interferência russa nas eleições presidenciais americanas de 2016, bem como pelo apoio russo ao governo sírio na guerra civil síria e por seu papel no conflito na Ucrânia.
Washington busca, no entanto, o apoio de Moscou para encontrar uma saída para a guerra na Síria e exercer pressão sobre o Irã e a Coreia do Norte.