Mundo

Trump cancela participação em Davos e culpa oposição

EUA sofrem com falta de consenso entre Executivo e Legislativo, o que levou à paralisia do serviço público federal

Trump: presidente americano anunciou hoje (10) que não participará do Fórum Econômico Mundial, em Davos (Alex Wong/Getty Images)

Trump: presidente americano anunciou hoje (10) que não participará do Fórum Econômico Mundial, em Davos (Alex Wong/Getty Images)

AB

Agência Brasil

Publicado em 10 de janeiro de 2019 às 17h01.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje (10) que não participará do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, de 22 a 25 deste mês. Segundo ele, o cancelamento da viagem ocorreu por causa do impasse em que está o país: a falta de consenso entre Executivo e Legislativo levou à paralisia do serviço público federal.

Trump usou sua conta no Twitter para atribuir aos democratas a ausência no fórum. A controvérsia entre governo e parlamento se baseia na insistência do presidente norte-americano na construção do muro na fronteira com o México e na resistência da oposição em rejeitar a medida.

"Por causa da intransigência democrata na segurança de fronteiras e da grande importância da segurança para nossa nação, estou respeitosamente cancelando minha viagem muito importante a Davos, na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial. Meus mais sinceros cumprimentos e desculpas."

Em Davos, o presidente Jair Bolsonaro fará sua estreia internacional. A previsão é que ele participe do fórum e o vice-presidente, general Hamilton Mourão, assuma como presidente em exercício pela primeira vez.

Acompanhe tudo sobre:DavosDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Suíça

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame