Trump autoriza construção de muro na fronteira com México
Trump assinou o decreto em uma cerimônia realizada na sede do Departamento de Segurança Nacional
EFE
Publicado em 25 de janeiro de 2017 às 17h14.
Última atualização em 25 de janeiro de 2017 às 18h34.
Washington -- O presidente dos Estados Unidos , Donald Trump , assinou nesta quarta-feira um decreto executivo que destina verbas federais para a construção de um muro na fronteira com o México , em uma cerimônia realizada na sede do Departamento de Segurança Nacional (DHS, na sigla em inglês).
"Estivemos falando disso desde o início", afirmou Trump em relação a uma de seus mais aclamadas promessas eleitorais ao assinar o documento ao lado do recém-confirmado secretário de Segurança Nacional, o general reformado John Kelly.
Em entrevista concedida hoje à rede de televisão "ABC", Trump afirmou que a construção do muro na fronteira com o México começará "em meses" e que seu planejamento se dará "imediatamente".
"O mais breve possível, o quão breve possamos fazê-lo fisicamente", disse o bilionário.
"Diria que em meses, sim. Eu diria que em meses, certamente o planejamento vai começar imediatamente", ressaltou.
Trump confirmou que o governo americano adiantará o dinheiro necessário para iniciar a construção, mas depois os mexicanos vão restituí-lo.
"Tudo será reembolsado em uma data posterior com qualquer transação que façamos com o México. Só digo que haverá um pagamento, que acontecerá de forma alguma, talvez uma forma complicada. O que estou fazendo é bom para os Estados Unidos, também vai ser bom para o México. Um México muito estável e muito sólido", declarou.
Perguntado sobre a recusa do presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, de pagar a conta do muro, Trump respondeu que o governante não poderia dizer outra coisa.
"Ele tem que dizer isso, tem que dizer isso", justificou.