Mundo

Dois dias após atentado, Trump faz primeira aparição pública na Convenção Republicana

Ex-presidente está com curativo na orelha, atingida por tiro durante comício no sábado

Donald Trump, durante aparição na Convenção Republicana, na segunda, 15 (Win McNamee/AFP)

Donald Trump, durante aparição na Convenção Republicana, na segunda, 15 (Win McNamee/AFP)

Publicado em 15 de julho de 2024 às 23h05.

Última atualização em 15 de julho de 2024 às 23h48.

O ex-presidente Donald Trump apareceu pela primeira vez em público, após ser alvo de um ataque a tiros, na Convenção Nacional Republicana na noite desta segunda, 15.

Trump entrou no Fiserv Forum por volta das 21h na hora local. Ele saudou a multidão e se sentou em uma tribuna de honra, sem se pronunciar, para assistir aos discursos. Ele deverá falar no evento apenas na quinta, 18, último dia do evento.

O republicano está com um grande curativo na orelha direita, onde foi atingido por uma bala. Ele pareceu emocionado ao entrar na arena e se juntou ao coro de "USA", gritado pelos apoiadores. Em vários outros momentos, pareceu estar tocado pelas homenagens que recebeu dos palestrantes e da plateia.

Trump foi confirmado como candidato do partido mais cedo nesta segunda, quando os delegados do partido entregaram os votos a ele, obtidos na etapa das primárias.

A nomeação foi uma formalidade: Trump já havia obtido votos suficientes nas primárias para ser o candidato do partido. Durante a convenção republicana, realizada em Milwaukee, os delegados de cada estado anunciam formalmente seus votos. O ex-presidente obteve votos suficientes por volta das 16h30, hora de Brasília.

Nesta segunda, também foi anunciado que J. D. Vance será o candidato a vice. Vance, de 39 anos, é senador por Ohio e tem pouca experiência na política. Está em seu primeiro mandato como senador, que assumiu no começo de 2023. Ele entrou ao lado de Trump em sua aparição na Convenção Republicana.

yt thumbnail

Como foi o ataque a Trump

O incidente aconteceu pouco após Trump começar um discurso em Butler, Pensilvânia, no sábado, 13. Um atirador se posicionou no telhado de um prédio próximo e disparou tiros contra o ex-presidente. Uma das balas atingiu sua orelha direita.

Trump abaixou e, em seguida, foi retirado do local por seguranças. O atirador, identificado como um homem de 20 anos, foi morto em seguida. Sua motivação ainda não foi descoberta.  Um apoiador de Trump foi morto no ataque, e dois espectadores ficaram feridos com gravidade.

O ataque a Trump foi citado em vários discursos da convenção nesta segunda. No início da sessão da noite, houve um momento de silêncio pela vítima, chamada Corey Comperatore. 

Após ser atingido, Trump se levantou e fez um gesto com o punho para cima, enquanto sangrava. A cena se tornou um símbolo do momento e de sua campanha. Fotos daquele momento eram mostradas junto a produtos com imagens de Trump, como uma bíblia endossada por ele.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpAtentado contra TrumpEleições EUA 2024Eleições americanasPartido Republicano (EUA)

Mais de Mundo

Biden ordena fornecimento de aparato de segurança para Kennedy Jr. e reforço para o de Trump

Site de Trump usa imagem de seu rosto ensanguentado para arrecadar fundos após atentado

Bolívia anuncia descoberta de megacampo de gás natural

J.D. Vance: Campanha de Biden acusa vice de Trump de favorecer ricos e ser contra o aborto

Mais na Exame