Ben Carson: ele é o primeiro afro-americano nomeado para integrar o gabinete de Trump (Chip Somodevilla/Getty Images)
EFE
Publicado em 5 de dezembro de 2016 às 10h15.
Última atualização em 5 de dezembro de 2016 às 13h32.
Washington - O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira o neurocirurgião e pré-candidato presidencial republicano Ben Carson como secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbanístico (HUD).
Carson, que é um dos vice-presidentes da equipe de transição, se retirou da corrida presidencial republicana em março e, pouco depois, anunciou seu apoio a Trump.
"Ben Carson tem uma mente brilhante e está apaixonado pelo fortalecimento de nossas comunidades (...) Falamos sobre minha agenda de renovação urbana e nossa mensagem de revitalização econômica, especialmente no que se refere a núcleos urbanos", disse Trump em comunicado.
Trata-se do primeiro negro no gabinete presidencial do presidente eleito.
Carson é um reconhecido médico, já aposentado, que dirigiu o Departamento de Neurocirurgia Pediátrica do hospital Johns Hopkins, em Baltimore (Maryland).
No mesmo comunicado, Carson indicou que acredita que pode dar "uma contribuição significativa, particularmente no fortalecendo das comunidades mais necessitadas" e que há muito trabalho a fazer "para melhorar todos os aspectos do país e assegurar que as necessidades de habitação sejam sanadas".
Embora em um primeiro momento tenha rejeitado fazer parte do governo do presidente Trump, Carson posteriormente mudou de ideia após manter várias conversas com a equipe de transição do magnata nova-iorquino.
O Departamento de Habitação conta com mais de 8.400 funcionários e um orçamento de US$ 47,9 bilhões.