Mundo

Trump antecipa 'ótimo resultado' em reunião com Xi Jinping

Presidente americano busca acordo sobre tarifas e fentanil com China e adia encontro com Kim Jong-un por conflito de agenda

Publicado em 29 de outubro de 2025 às 07h30.

Durante visita à Coreia do Sul nesta quarta-feira, 29, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que espera resolver "muitos problemas" na aguardada reunião com o líder chinês Xi Jinping. O encontro acontece na cidade de Gyeongju, durante a cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), e ocorre em meio a uma escalada da guerra comercial entre EUA e China.

Trump disse esperar avanços em temas como a redução de tarifas comerciais e o combate à entrada de fentanil, opioide sintético responsável por uma crise de saúde nos Estados Unidos. “Acredito que teremos uma grande reunião e muitos problemas serão resolvidos”, declarou o presidente a bordo do Air Force One.

A diplomacia chinesa confirmou o encontro e afirmou que os dois líderes tratarão de temas estratégicos de longo prazo e interesses mútuos. Segundo o analista William Yang, enquanto Trump busca um "acordo que possa declarar como vitória", a China estaria mais focada em "construir confiança e administrar diferenças".

Pressão por acordo e disputa por minerais

Washington pressiona Pequim para que retire restrições às exportações de terras raras, insumos estratégicos para os setores de defesa e tecnologia. Por outro lado, a Casa Branca mantém tarifas de até 100% sobre produtos chineses.

Apesar do impasse, negociadores indicam que já existe uma estrutura de acordo em andamento. A confirmação de um pacto, porém, depende diretamente do resultado da reunião entre Xi e Trump.

Antes de chegar à Coreia do Sul, Trump visitou a Malásia e o Japão, onde se encontrou com a nova primeira-ministra, Sanae Takaichi. Em Seul, foi condecorado com a principal honraria do país e recebeu uma réplica de coroa dourada do antigo reino de Silla.

Sem reunião com Kim Jong-un

Trump descartou um encontro com Kim Jong-un durante esta viagem. O presidente havia manifestado interesse em se reunir com o líder norte-coreano, mas alegou "problemas de agenda" e afirmou que o foco era a reunião com Xi.

Mesmo assim, Trump disse manter o compromisso de buscar a paz na península coreana. “Conheço Kim muito bem. Nós nos damos bem. Só não conseguimos ajustar o momento”, declarou ao presidente sul-coreano, Lee Jae-myung.

Desde a última reunião entre Trump e Kim, em 2019, na Zona Desmilitarizada, o regime norte-coreano intensificou seus programas de armas com apoio russo, incluindo o envio de soldados para a guerra na Ucrânia. Nesta semana, Pyongyang voltou a lançar mísseis de cruzeiro, elevando as tensões regionais.

Apesar disso, Trump afirmou que um novo encontro com Kim poderá ocorrer no futuro. “Veremos o que podemos fazer para resolver tudo isso”.

*Com informações de EFE e AFP

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpCoreia do SulXi JinpingChinaCoreia do Norte

Mais de Mundo

Economia da Rússia crescerá apenas 1% em 2025, diz Putin

Trump suspende programa de vistos após tiroteio na Universidade Brown

Líderes do Mercosul se reúnem em Foz do Iguaçu após adiamento de acordo

Putin nega ter rejeitado plano de paz de Trump